Rossini, Paganini e Liszt: o músico como ídolo das multidões
Conhecemos inúmeras celebridades musicais que arrebanharam legiões de fãs, dos moderados...
consulte Mais informaçãoConhecemos inúmeras celebridades musicais que arrebanharam legiões de fãs, dos moderados...
consulte Mais informaçãoAs comemorações pelos 250 anos de nascimento de Beethoven ao longo de 2020 devem movimentar o mundo musical internacional de uma forma talvez comparável apenas aos 250 anos de Mozart, celebrados em 2006.
consulte Mais informaçãoCom a morte de Heitor Villa-Lobos em 1959, Alberto Evaristo Ginastera(1916-1983) tornou-se o mais popular compositor erudito sul-americano.
consulte Mais informaçãoUm dos maiores sucessos da história da música, o “Messias” (ou “Messiah” no original) é também a obra mais famosa do compositor alemão naturalizado inglês Georg Friedrich Händel (1685-1759), nome de proa no Barroco musical.
consulte Mais informaçãoRetrato dos traços humanos personificados pelos corpos celestes, a grandiosa suíte orquestral “Os Planetas” (ou “The Planets”, no original) de Gustav Holst (1874-1934) sempre gozou de grande popularidade e levou o nome do compositor inglês ao estrelato.
consulte Mais informaçãoA trágica e breve vida de Franz Peter Schubert (1797-1828), um dos maiores melodistas da história, é constantemente encoberta por sua música otimista. Aos 17 anos já havia atingido a maturidade musical na composição…
consulte Mais informaçãoBaseada no romance “The Bride of Lammermoor” (A Noiva de Lammermoor) do escritor inglês Sir Walter Scott (1771-1832), a ópera “Lucia di Lammermoor” é a obra mais requintada e de mais duradoura popularidade do compositor bergamasco Gaetano Donizetti…
consulte Mais informaçãoO austríaco Arnold Schoenberg (1874-1951) foi um dos mais importantes compositores na história da música ocidental. Fortemente ligado à tradição germânica, assumiu a responsabilidade pela liderança intelectual da questão mais premente para a filosofia…
consulte Mais informaçãoO domínio total do violino, o carisma exótico e a mística pessoal do compositor genovês Niccolò Paganini (1782-1840) criaram o modelo para o virtuose romântico. A maior parte de sua música imaginativa e elaborada é raramente executada nos dias de hoje pela dificuldade de interpretação – poucos se arvoram a enfrentar…
consulte Mais informaçãoIncrivelmente prolífico, o carioca Heitor Villa-Lobos (1887-1959) era um personagem exuberante, tendo alcançado o status de maior compositor na música clássica brasileira.
consulte Mais informaçãoEm novembro de 2016, o manuscrito da Sinfonia n.º 2 de Gustav Mahler(1860-1911) foi vendido por 4,5 milhões de libras esterlinas, batendo o recorde segundo a Sotheby’s por ser o manuscrito musical mais caro da História.
consulte Mais informaçãoQuem foi assistir à estreia de Orfeu e Eurídicedo compositor alemão Christoph Willibald Gluck(1714-1787) no antigo Burgtheater de Viena, em 5 de outubro de 1762, pensou que veria mais uma ópera sobre os velhos mitos gregos, mas estava completamente enganado.
consulte Mais informaçãoAs peças de Claude Debussy(1862-1918), representante principal do movimento musical impressionista surgido na França, provocaram opiniões bem conflitantes e ferozes polêmicas, mas no início do século XX, ele se firmou como figura de destaque no novo movimento musical.
consulte Mais informaçãoEm 2010 os amantes do cinema foram envolvidos pelo terror psicológico do filme Cisne Negro(Black Swan, em inglês) dirigido por Darren Aronofsky e estrelado por Natalie Portman, que recebeu o Oscar de melhor atriz pelo papel dilacerante que incorporou.
consulte Mais informaçãoSob vários aspectos a vida de Antonio Lucio Vivaldi (1678-1741) foi tão intensa quanto sua música. Filho de violinista, seguiu os passos do pai enquanto estudava para o sacerdócio – passando a ser conhecido futuramente como “Padre Ruivo” …
consulte Mais informaçãoAssine para receber nossos artigos no seu e-mail.