Conheça nossos autores.
Abraham Benzaquen Sicsú
Graduado em Engenharia de Produção desde 1976, pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Mestre em Economia desde 1980, pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutor em Economia desde 1985, pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, Professor Associado do Departamento de Engenharia de Produção e do Curso de Doutoramento em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Pernambuco. Aposentado como Pesquisador Titular da Fundação Joaquim Nabuco. Também, no período de janeiro de 2006 a janeiro de 2008, exerceu as funções de Conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica do Ministério da Justiça-CADE. Dentre as funções e cargos que ocupou cabe destacar os de Superintendente da Agência Regional Nordeste do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq, Presidente do Instituto Tecnológico de Pernambuco, Diretor de Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco e Secretário Adjunto de Projetos Especiais do Governo do Estado de Pernambuco. Tem inúmeros trabalhos publicados em artigos e livros no País e Exterior na área de Política e Gestão de C,T&I; Planejamento Regional; Economia Industrial; Economia da Energia.
49 PostsAdriano Batista Dias
É: Engenheiro Mecânico (UFPE, 1964), PhD em Economia (Vanderbilt University, 1976); Autor do livro Santos Dumont: o inovador; e co-autor dos livros Medidas de Adaptação Local ao Aquecimento Global; Adaptação ao Aquecimento Global no N/NE e Convivência com a Seca: a voz da pesquisa; Impulsionando a Inovação: à consolidação da rede que conhece o nosso chão, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Foi: Professor Titular no Departamento de Economia da UFPE (aposentado em 1994); Coordenador Geral do CONDEPE (1968-69); Coordenador da Pós-Graduação de Economia da UFPE (1978-80); Diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Secretaria de Ciência e Tecnologia de Pernambuco – SECT-PE (1990); Diretor da Diretoria de Estudos Avançados em Áreas Tropicais (1995-2002) e Coordenador da Coordenação de Estudos em Ciência e Tecnologia (2003-16) da FUNDAJ; Membro do Comité Assessor de Economia, Administração e Ciências Jurídicas do CNPq (1994-96); Membro do Conselhor Superior da FACEPE (1991-97) e (2014-19).
8 PostsAécio Gomes
Engenheiro, doutorado em psicologia, pós-doutorado em sociologia, consultor em engenharia industrial (anos 70) e depois em processos sociais, organizacionais e comunitários. Professor e pesquisador em psicologia e sociologia na UFPE desde 1991. Publicou vários artigos e livros nessas áreas. Militou no movimento estudantil e contra a ditadura militar até a redemocratização, tendo apoiado até os dias de hoje organizações da sociedade civil nas suas lutas por moradia, saúde, educação, meio ambiente e reforma agrária. É membro do Movimento Ética e Democracia
13 PostsAlberto Aggio
Alberto Aggio é Professor Titular de História da América Latina contemporânea na UNESP, campus de Franca, Estado de São Paulo/Brasil. É historiador formado pela FFLCH – USP (1982), onde fez Mestrado (1990) e Doutorado (1996) em História Social. Realizou estudos de pós-doutoramento na Universidade de Valencia (Espanha), entre 1997 e 1998, e na Universidade Roma3 (Itália), em 2010. Foi professor visitante na Universidade de Santiago de Chile (USACH) e na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Tem artigos publicados em revistas de diversos países, além de ser articulista colaborador do jornal “O Estado de São Paulo” (Brasil). É autor de Democracia e socialismo: a experiência chilena (Annablume, 2a. ed., 2002), Frente Popular, radicalismo e revolução passiva no Chile (Annablume, 1999) e Uma nova cultura política (Fundação Astrojildo Pereira, FAP, 2008). É organizador de Gramsci: a vitalidade de um pensamento (UNESP, 1998), co-autor de Política e sociedade no Brasil, 1930-1964(Annablume, 2002), e co-organizador de Pensar o Século XX (UNESP, 2003) e Gramsci no seu tempo (FAP/Contraponto, 2010) . Seu livro mais recente é Um lugar no mundo – ensaios de história política latino-americana (FAP/Contraponto, 2015). É colaborador do site Gramsci e o Brasil (www.gramsci.org) e membro do Conselho de Redação da Revista “Política Democrática” editada pela Fundação Astrojildo Pereira (FAP), além de Presidente do Conselho Curador da FAP (2014-2016).
17 PostsAlcides Niceas Pires
55 anos, casado, dois filhos. Economista de formação, empresário por vocação, desenvolvedor de software por ofício. É sócio e diretor da MIDIAVOX, empresa de tecnologia para contact centers. É presidente do e conselheiro do Porto Digital, da Softex Nacional e da ARIES – Agencia Recife de Inovação e Estratégia.
6 PostsAlfredo Bertini
É pernambucano do Recife, nascido em 29/04/61. Casado com a economista e produtora cultural Sandra Bertini, tem dois filhos e três netos. Economista graduado pela UFPE (1982), com mestrado na mesma instituição (1983/86). Fez um curso de pós-graduação pela OIT/CEPAL/PREALC em Santiago do Chile (1987) e doutoramento na USP (1988/90). Foi professor do Departamento de Economia da UFPE (1984/87) e da Faculdade de Ciências da Administração da UPE (1985/87). Atuou como Economista no Gabinete do Reitor e nas Pró-Reitorias de Planejamento e de Intercâmbio Científico e Cultural da UFPE (1984/1988). Atua como consultor e pesquisador nas áreas de Economia, Cultura, Turismo, Esporte, Marketing e Ciência Política desde 1991. É autor de 6 livros e publicou centenas de artigos, nas áreas de Economia, Entretenimento, Marketing e Política. Foi Vice-Presidente e Conselheiro do Sport Club do Recife e Conselheiro da Federação Pernambucana de Futebol. Atualmente, é colunista da Folha de PE. Na vida pública, foi Presidente do Complexo Industrial e Portuário de Suape (1991), Secretário de Desenvolvimento Econômico de PE (1993/94), Secretário de Turismo e Esportes do Recife (2005/06), Secretário Nacional do Audiovisual do Ministério da Cultura (2016), Secretário Nacional de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura (2017/18) e Presidente da Fundação Joaquim Nabuco, do Ministério da Educação (2020). Na ocupação desses cargos, fez parte de vários Conselhos, em instituições como FIEPE, SEBRAE, RFFSA, ANCINE e nos Ministérios do Turismo, da Cultura e da Educação. No empreendedorismo privado, foi criador e gestor do projeto audiovisual Cine PE , o festival de cinema do Recife.
3 PostsCamilo Soares
Fotógrafo, professor de cinema na UFPE, atualmente em doutorado na universidade Paris 1- Panthéon-Sorbonne.
5 PostsChico de Assis Rocha
advogado, jornalista, pós–graduado em Literatura Brasileira pela UNICAP, ex–secretário de Políticas Sociais do Recife (1996/2000) e ex–secretário de Educação de Pernambuco (2002).
7 PostsCláudio Marinho
Engenheiro civil com especialização em planejamento urbano (UFPE) e economia do setor público (UNICAMP) , ex-secretário de Planejamento e Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Governo de Pernambuco, consultor em gestão estratégica e cenários. É Diretor da Porto Marinho – Consultoria em Cenários e estratégias É fundador da Revista Será?
1 PostsClóvis Cavalcanti
Clóvis Cavalcanti é professor aposentado da UFPE, Pesquisador Emérito da Fundação Joaquim Nabuco, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco) e ex-presidente (2018-2019) da International Society for Ecological Economics (ISEE).
6 PostsCristovam Buarque
Cristovam Buarque é professor emérito da Universidade de Brasília (UnB), foi reitor da UnB, governador do DF, ministro da educação e senador pelo Distrito Federal por dois mandatos.
17 PostsElimar Nascimento
Sociólogo, doutor em sociologia, professor associado II da Universidade de Brasília, ex- diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável/UnB (2007/2011).
86 PostsElson
Jornalista, mestre em Educação, ilustrador, caricaturista. Desde sempre um lutador pela democracia e justiça social.
211 PostsEster Aguiar
Ester Aguiar (Ester maria Aguiar de Sousa) é bacharela em Direito pela UFPE, Mestra em Sociologia pela UFPE, com especialização em Sociologia Jurídica, Foi professora do Departamento de Ciências Sociais da UFPE, atua como consultora em Planejamento e desenvolvimento.
8 PostsEurico Pincovsky
Economista formado pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos (UFPE) e mestre em Engenharia de Produção (UFPE), estudou engenharia mecânica (UFPE) e violino (Conservatório Pernambucano de Música). Com formação multidisciplinar, foi professor universitário nos cursos de economia, administração de empresas e contabilidade. Desde 2004 atua como consultor de empresas, elaborando estudos de viabilidade econômico-financeira, projetos para obtenção de incentivos fiscais e apoio a empresas no relacionamento institucional, contribuindo para a implantação, ampliação e modernização de diversos empreendimentos industriais e de infraestrutura, nas regiões Nordeste e Norte do país. Nas horas vagas, velejador por paixão.
4 PostsFernando Da Mota Lima
Mestre em sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, com formação e área de interesse em literatura. Professor aposentado da UFPE. Autor do blog Literatura e Crítica Cultural.
47 PostsFernando Dourado
Fernando Dourado Filho é consultor em estratégias de internacionalização empresarial e um dos mais reconhecidos especialistas em formação de equipes multiculturais da atualidade. Discípulo de Richard Lewis (RLC Communications, Winchester, Inglaterra), viaja o mundo há 47 anos. Viveu na França, Inglaterra e Alemanha. Fala fluentemente seis idiomas e dirigiu a área de exportação de diversas empresas, abrindo quase 100 mercados para produtos brasileiros. Trader da velha escola, já visitou 170 países e colabora com diversas publicações. É articulista da revista Amanhã há 20 anos, onde mantém o blog Ao redor do mundo. Colabora com o Valor Econômico, Jornal do Commercio, O Estado de S. Paulo, o portal SAPO (Portugal) e a Revista Será? Escreveu “Ao redor do mundo - Convivência e negociação com culturas estrangeiras para brasileiros”; “Os nortes da bússola” e “Viajante de corpo e alma – Crônicas de um andarilho global”. Tem entre seus clientes a Embraer, Scania e Michelin. Participou da elaboração de Planos de Governo, e integrou a equipe que montou o SIPRI (Sistema de Promoção de Investimentos e Transferência de Tecnologia) no Ministério das Relações Exteriores. Ocasionalmente, faz palestras sobre a experiência intercultural à mesa de negociação em empresas e universidades, e treina executivos que atuam na linha de frente. Conta com mais de 500 artigos publicados na imprensa sobre temas variados, com destaque para a internacionalização da empresa brasileira sob as vertentes da gestão e da cultura organizacional. Pela editora Chiado publicou "Nos passos de Fiszel Czeresnia", "Confidências de dr. Pollock à rainha da Inglaterra" e "Vinhetas de Paris no outono". Pela Glaciar lançou "Carta a Portugal" (2019) e "Escuta, Israel" (2020). É pernambucano baseado em São Paulo, e atualmente vive em Paris.
214 PostsFortunato Russo neto
Engenheiro Civil (UFPE), Mestre em Economia e Finanças (EPGE/FGV), foi Professor das Cadeiras de Introdução à Economia, Microeconomia e Macroeconomia na Faculdade Nova Roma (FNR/FGV) e das cadeiras Introdução à Economia e Gestão Financeira na Faculdade Boa Viagem. Atua desde 2006 na iniciativa privada como gestor em diversos projetos nos setores de infraestrutura e desenvolvimento imobiliário.
14 PostsFrancisco Cunha
Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE, é sócio fundador da TGI- Consultoria em Gestão e consultor de empresas especializado em estratégia, estruturação de organizações e desenvolvimento de equipes de trabalho. É articulista e presidente do Conselho Editorial da revista Algomais.
1 PostsFrederico Toscano
Frederico Toscano é recifense, com graduação em Administração pela Universidade de Pernambuco (2000); especialização em Gestão da Capacidade Humana nas Organizações pela Universidade de Pernambuco (2001); especialização em “Roadmaps en Proyectos de Innovación Tecnológica” pela Universitat Politecnica de Catalunya, Espanha (2008) e mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2004). É Analista em Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), tendo atuado como Assessor de Diretoria e Gerente de Fomento, entre outros cargos técnicos, na Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), de 1996 a 2007; e como Assessor Técnico do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em Brasília/DF, de 2007 a 2010 e de 2012 a 2016. Atualmente, é responsável pelo setor de articulação institucional da Representação Regional do MCTI no Nordeste, em Recife/PE. Também é autor do blog Euterpe [http://euterpe.blog.br], especializado em música clássica.
46 PostsGustavo Maia Gomes
GUSTAVO MAIA GOMES é economista e escritor. Tem doutorado em Economia pela University of Illinois em Urbana-Champaign (Estados Unidos, 1985); mestrado pela Universidade de São Paulo (1976) e bacharelado pela Universidade Católica de Pernambuco (1970). Todos em Economia. Foi Visiting Scholar da Cambridge University (Inglaterra, 1987-88). Lecionou nas universidades de Campinas (1972-73), São Paulo (1973-76) e Federal de Pernambuco (1977-2009). Foi Secretário de Estado (Planejamento, Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente) de Pernambuco, em 1991; Diretor de Estudos Regionais e Urbanos do IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, Brasília), órgão federal, então, vinculado ao Ministério do Planejamento e Gestão, em 1995-2003; Diretor Geral da Escola de Administração Fazendária (Ministério da Fazenda, Brasília), em 2006. Foi repórter político do Jornal do Commercio (Recife, 1967-70) e economista da Copersucar (Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool do Estado de São Paulo. São Paulo, 1973-76). É autor dos livros O Trem para Branquinha (Recife, 2018), Conflito e Conciliação (Fortaleza, 2011); Velhas Secas em Novos Sertões (Brasília, 2001); The Roots of State Intervention in the Brazilian Economy (New York, 1986); e (como coautor) Política Agrícola no Nordeste (Brasília, 1979). Publicou artigos técnicos em revistas como Estudos Econômicos (São Paulo), Revista Brasileira de Economia (Rio de Janeiro), Pesquisa e Planejamento Econômico (Brasília), Revista Pernambucana de Desenvolvimento (Recife), Revista Econômica do Nordeste (Fortaleza), Journal of Post Keynesian Economics (EUA), El Trimestre Económico (México) e Pensamiento Iberoamericano (Espanha). Desde 2000, é colaborador da revista Insight Inteligência (Rio de Janeiro). É pai de Marília (nascida em 1976), Claudia (1978), Pedro (1990), Daniel (1990) e Gabriela (1996); avô de Lara (2011), Luca (2013) e Théo (2018) e, desde 2001, marido de Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa.
14 PostsHelga Hoffmann
Helga Hoffmann é economista, membro do GACINT (Grupo de Análise da Conjuntura Internacional do Instituto de Relações Internacionais da USP), e resenhista da revista Política Externa. Voltou ao Brasil em 1999, depois de passar 26 anos fora. Antes de ingressar no Secretariado da ONU em 1981, onde trabalhou 17 anos, foi pesquisadora na Copenhagen School of Business Administration, Dinamarca, no Instituto de Estudos Iberoamericanos em Hamburgo, Alemanha, e Visiting Fellow na Universidade de Cambridge, Inglaterra.
128 PostsHubert Alquéres
Engenheiro Civil, é membro da Academia Paulista de Educação, do Conselho Estadual de Educação (SP) e da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Foi professor na Escola Politécnica da USP e no Colégio Bandeirantes. Atuante nas áreas da educação e cultura, é conselheiro da Associação Museu Afro Brasil, Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, Associação Amigos dos Artistas da Praça, Associação Amigos da Biblioteca Mário de Andrade. Também foi conselheiro na Fundação Padre Anchieta, Fundação para o Desenvolvimento da Educação e Fundação Abrinq. Na área pública foi secretário-adjunto na Secretaria de Estado da Educação, presidente da Imprensa Oficial e Secretário de Estado de Comunicação.
8 PostsJean Marc von der Weid
“Brasileiro nascido no Rio de Janeiro em fevereiro de 1946, produto do fim da segunda guerra, fui gestado com muita alegria e nasci de bom humor e bom astral. Otimista, apesar dos pesares que foram muitos.” Foi presidente da UNE União Nacional dos Estudantes (1969-70). Preso e exilado, passou pelo Chile, Argentina até passar a residir na França, onde fez sua formação acadêmica em economia do desenvolvimento rural, pela Sorbonne. Lá, presidiu o Comitê Brasileiro pela Anistia. Trabalhou no equivalente francês da EMBRAPA, o Institut National de la Recherche Agronomique, INRA. Desenvolveu projeto de uma fundação americana preparando um dossier a ser apresentado em uma conferência internacional da FAO, centrada no tema da fome no mundo. Atuou como consultor na África, contratado pelo PNUD. Fundou a ONG ASPTA Agricultura familiar e agroecologia. Desde 2017 vem escrevendo sobre agroecologia, buscando avaliar o quanto de avanço foi alcançado nesses quase 40 anos,e fazendo consultorias na África, em geral para a FAO. É militante de aguerrido movimento intitulado Geração 68 Sempre na Luta. [email protected]
44 PostsJoão Humberto de Farias Martorelli
Nascido em 26/09/55. Formado pela Faculdade de Direito do Recife. Colou grau em 18/08/77 (Turma Torquato Castro – foi laureado e orador da turma). Foi membro efetivo do Conselho de Recursos Fiscais do Município do Recife (1981) e Procurador Judicial da Prefeitura do Recife (1981/2001) com atuação na Procuradoria Fiscal (ambos os cargos, ingressando por concurso público). Foi também Secretário de Assuntos Jurídicos da Prefeitura do Recife, no período 01/01/86 a 02/05/88 e Conselheiro Federal da OAB, Seccional Pernambuco, no triênio 98/2000. Ex-Conselheiro e Ex-Presidente da Causa Comum. Membro da Associação Internacional de Juristas Democratas. Membro do Conselho Diretor do CESA – Centro de Estudos das Sociedades de Advogados (até 2005), sediado em São Paulo, Vice-Presidente da Regional do CESA/PE. Chairperson do Comitê de Legislação da AMCHAM (2003). Fundador de MARTORELLI ADVOGADOS, Escritório de Advocacia Empresarial com atuação em todo o Nordeste, com 30 Anos de atuação. Vários artigos publicados em coluna quinzenal no Jornal do Commercio e um livro em edição privada, “O Cofre é o Coração”, reunindo alguns dos artigos. Presidente do SPORT CLUB DO RECIFE (2014).
20 PostsJorge Jatobá
Economista pela UFPE, Mestre e Doutor em Economia pela Universidade de Vanderbilt (EUA) Foi pesquisador visitante do Economic Growth Center, da Universidade de Yale (EUA) e professor visitante do Centro de Estudos Latino –Americano da Universidade de Brown (EUA). Na esfera pública, foi secretário de Políticas de Emprego e Salário do Ministério do Trabalho, chefe da Assessoria Especial do Ministério do Trabalho e Secretário da Fazenda de Pernambuco. É Professor Titular aposentado do departamento de Economia da UFPE. É sócio-diretor da Ceplan- Consultoria Econômica e Planejamento com sede em Recife.
11 PostsJosé Arlindo Soares
Sociólogo, professor voluntário do Programa de Pós – Graduação em sociologia da UFPB, consultor em Políticas Públicas Locais, diretor do Centro Josué de Castro, ex-Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Social de Pernambuco (1999/2005) É membro do Movimento Ética e Democracia.
19 PostsJosé Paulo Cavalcanti Filho
Consultor de UNESCO e Banco Mundial Presidente de EBN, CADE e Conselho de Comunicação Social, do Congresso Nacional. Ministro da Justiça. Membro da Comissão Nacional da Verdade. Membro da Academia Pernambucana de Letras. Membro da Academia Brasileira de Letras Membro da Academia Portuguesa de Letras ( Academia de Ciências de Lisboa)
216 PostsLeonardo Gill
Cientista político formado no Instituto de Estudos Políticos de Paris (Sciences Po) com especialização em relações internacionais. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco.
3 PostsLuciano Oliveira
Doutor em Sociologia, professor associado da Ciências Sociais da UFPe., autor de diversos livros entre os quais Do Nunca Mais ao Eterno Retorno: Uma reflexão sobre a tortura, Imagens da Democracia; Os direitos humanos e o pensamento político de esquerda no Brasil, O Bruxo e o Rabugento – Ensaios sobre Machado de Assis e Graciliano Ramos, O Enigma da Democracia: o pensamento de Claude Lefort, e 10 Lições sobre Hannah Arendt. Fundador e membro do Conselho Editorial da Revista Será?
64 PostsLuiz Alfredo Nunes Raposo
Luiz Alfredo Nunes Raposo nasceu em Teresina, em 1946. Formou-se em Economia na Universidade Federal da Pernambuco, em 1969. Concluiu o curso de pós-graduação em Teoria Econômica, na Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, em 1971. Por concurso público nacional, foi economista do Banco Central do Brasil, em 1977, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social-BNDES, de 1977 até 2008, quando se aposentou como gerente administrativo do Departamento Regional Nordeste. Em 1985-86, atuou como cooperante do governo brasileiro junto ao Banco Africano de Desenvolvimento, em Abidjan, Costa do Marfim. No biênio 1987-88, cumpriu missão como diretor de planejamento da Companhia Siderúrgica do Nordeste-Cosinor, sob controle temporário do BNDES. Em 1993, integrou como representante do BNDES o grupo que procedeu à privatização da Cilpe, empresa de laticínios controlada pelo governo de Pernambuco. Igual função voltou a desempenhar, em 1998, quando da privatização da CTU, empresa de transportes urbanos da prefeitura do Recife. Atualmente, cuida dos netos e do jardim. Nas horas vagas trabalha (à vezes, em excesso…) como assessor empresarial dos filhos. Publicou: Fundamentos de Avaliação Econômica de Projetos, em coautoria com o compadre Fernando Antônio Batista Vieira (UFPE, 1992) e Memórias de um Soldado de Milícias (edição do autor, 2011), texto de cunho político. Publicou também artigos técnicos em revistas e anais.
12 PostsLuiz Henriques
Luiz Sérgio Henriques, tradutor e ensaísta, foi um dos responsáveis pela mais recente edição das “Obras” de A. Gramsci (Civilização Brasileira), em 10 volumes. Preparou, em particular, as Cartas do cárcere. Em colaboração com Giuseppe Vacca, coordenou o livro Gramsci no seu tempo (Fundação Astrojildo Pereira, 2019, em segunda edição). Dirige, nesta Fundação, a coleção Brasil & Itália, com duas dezenas de livros publicados. Sua atividade de tradutor tem como eixo difundir a cultura democrática e socialista italiana. Há 10 anos é colaborador regular de O Estado de S. Paulo, uma colaboração de que resultou o volume Reformismo de esquerda e democracia política (Verbena & FAP, 2018). Dirige a página Esquerda Democrática (https://www.facebook.com/esqdemocratica/)
10 PostsLuiz Otávio Cavalcanti
Foi Secretário de Planejamento e Urbanismo da prefeitura do Recife, Secretário da Fazenda de Pernambuco, Secretário de Planejamento de Pernambuco, Diretor superintendente do Diário de Pernambuco, Diretor presidente da Faculdade Santa Maria. No âmbito federal atuou como Coordenador nacional de Regiões Metropolitanas (Conselho Nacional de Desenvolvimento Urbano – CNDU) no Ministério do Interior, em Brasília (1981/83); Auditor fiscal do Estado (Pernambuco), por concurso, em 1968. Livros publicados: Economia Criativa, Editora Bagaço, Recife, 2014; História política de Pernambuco, Editora Nossa Livraria, 2010; História da Conciliação no Brasil, Editora Bagaço, 2008; Cidadania e responsabilidade social, Ex Libris, 2006; Como a Corrupção Abalou o Governo Lula, Ediouro, Rio, 2005; Administradores, quem somos nós ?, Editora Bagaço, 2005; O que é o governo Lula ?, Editora Landy, São Paulo, 2002 e Nassau, esmalte flamengo, Editora Nossa Livraria, 2000. Atualmente, além de consultor empresarial atua como professor na Faculdade Joaquim Nabuco nas disciplinas Gestão da Negociação, Políticas Públicas e Educação, e de Meio Ambiente e Sociedade; Processo Decisório e Gestão da Qualidade; Direitos e Cidadania e de Política Educacional. É membro do Movimento Ética e Democracia
209 PostsMárcia Alcoforado
Pós-Doutora pela University of Illinois at Urbana-Champaign UIUC/ EUA, Doutora em Economia pela UFPE , obteve o mestrado em 1997 em Engenharia de Sistemas na mesma instituição. Atualmente é professora associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) onde orienta teses e dissertações nos Programas de Pós-Graduação em Economia (PIMES) e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) na área de Tecnologia ambiental e Recursos Hídricos. Foi consultora do Banco Mundial na assistência técnica encomendada pela Agência Nacional de Águas para subsdiar o planejamento de recursos hídricos em bacias selecionadas no Nordeste Setentrional, receptoras das águas da Transposição do rio São Francisco. Coordenou a elaboração de capítulo referente a políticas e instrumentos econômicos, com influência sobre a relação entre produção de bioenergia e disponibilidade e uso da água, em relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Participou do Comitê Diretor do projeto financiado pela National Science Foundation (NSF) que estabeleceu uma Rede de Pesquisa em Sustentabilidade na Produção de Bioenergia nas Américas. É especialista convidada do GBEP (Global Bioenergy Partnership) no grupo de trabalho sobre o nexo entre água e bioenergia. Tem publicações internacionais em revistas científicas de alto impacto dentre os quais se destacam: Biofuels, Bioproducts & Biorefining, Journal of Water Resources Planning and Management, Environmental Management, Water Science and Technology: Water Supply, dentre outras.
5 PostsMárcio Santos
Márcio Santos de Santana é Professor Associado de Teoria da História da Universidade Estadual de Londrina-UEL. Graduado em História - bacharelado/licenciatura (USP, 2000-2004) e Doutor em História Econômica pela USP (2005-2009). Tem exercido diversas atividades na administração universitária, dentre as quais foi diretor do Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (2014-2018) e representante do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH) no Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos da UEL.
9 PostsMarco Aurélio Nogueira
Marco Aurélio Nogueira é Professor Titular de Teoria Política da Universidade Estadual Paulista-UNESP. Doutor em Ciência Política pela USP, com pós-doutorado na Universidade de Roma (1984-1985), foi Diretor do Instituto de Políticas Públicas e Relações Internacionais-IPPRI da UNESP (2011-2015), diretor da Editora Unesp (1987-1991) e da Escola de Governo e Administração Pública da Fundap, SP (1991-1995). Colunista do jornal O Estado de S. Paulo, é autor, dentre outros, dos livros Em defesa da política (São Paulo, Editora Senac, 2001), Um Estado para a sociedade civil. Temas éticos e políticos da gestão democrática (São Paulo, Cortez, 2004), Potência, limites e seduções do poder (São Paulo, Editora Unesp, 2008), O Encontro de Joaquim Nabuco com a política (São Paulo, Paz e Terra, 2010) e As ruas e a democracia. Ensaios sobre o Brasil contemporâneo (Brasília/Rio de Janeiro, FAP/Contraponto, 2013).
16 PostsMarcos Rehder Batista
Marcos Rehder Batista, mestre em Sociologia e doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade de Campinas - Unicamp, pesquisador do Núcleo de Economia Aplicada, Agrícola e do Meio Ambiente – NEA+ (Instituto de Economia – Unicamp), do SP in Natural Lab (Faculdade de Ciência Aplicadas – Unicamp), e pesquisador visitante do Centro de Estudos em Administração Pública – CEAPG (EAESP-FGV)
7 PostsMarcus Alban
Marcus Alban, autor de vários livros e artigos, é Engenheiro Mecânico pela UFBA, mestre pela EAESP -FGV, e doutor em Economia pela USP, tendo desenvolvido pós-doutorado em Economia e Gestão do Turismo na Universidade de Málaga na Espanha. No Governo do Estado, entre os anos 80 e 90, foi Diretor de Estudos e Pesquisas da Secretaria de Indústria e Comércio, e Superintendente da Fundação CPE na SEPLAN, onde coordenou a formulação de projetos/estratégias em áreas importantes como: a da atração de um parque automotivo para o estado; a recuperação físico-ubanística do Centro Histórico de Salvador; e a integração logística Leste-Oeste do estado. Atualmente é Professor Titular da Escola de Administração da UFBA, e membro dos programas de pós-graduação, NPGA e PDGS, onde atua como pesquisador e consultor nas áreas de: regulação e desenvolvimento econômico, planejamento urbano-regional, logística e turismo.
4 PostsMaria Paula Maciel
Recifense que atualmente reside na cidade de São Paulo. É bacharel em Comunicação Social, tem textos publicados sobre a tradição pernambucana dentro da festa do carnaval. Atualmente é mestranda de Estudos Culturais pela Escola de Arte, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP), lá participa, também, do Grupo de Pesquisa, Linguagem, Memória e Subjetividade. Para além da academia é Produtora Cultural, trabalhando com editais tanto no Recife quanto em São Paulo e já teve um roteiro contemplando para o Grupo de Escrita de Roteiro do grupo Marieta, sediado na cidade de São Paulo.
2 PostsMaurício Costa Romão
Maurício Costa Romão é Master e Ph.D. em economia pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, sendo autor de livros e de publicações em periódicos nacionais e internacionais. Seus dois mais recentes livros são: Eleições e Pesquisas Eleitorais: Desvendando a Caixa-Preta, 2012, 226 pp. Juruá Editora, Curitiba-PR e Sistema Brasileiro de Eleições de Deputados e Vereadores, 2013, 192 pp. Juruá Editora, Curitiba-PR. Romão foi Visiting Scholar na Universidade de Illinois, na Universidade College-London e na Universidade de Harvard. Ex-secretário de Administração e Reforma do Estado do Governo de Pernambuco, foi ainda secretário-adjunto de Planejamento da Prefeitura do Recife, diretor de Administração de Incentivos (Finor) da SUDENE, consultor do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) – órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA) – e coordenador do Projeto Iniciativa pelo Nordeste, apoiado pelo Banco Mundial. Foi chefe de departamento de economia e coordenador de mestrado de economia da UFPE, Membro da Comissão de Especialistas de Economia do MEC, Membro do Comitê Assessor de Economia do CNPq, consultor “ad hoc” do CNPq e da CAPES, Pesquisador Nível I do CNPq. Foi ainda secretário-executivo da ANPEC – Associação Nacional de Centros de Pós-graduação em Economia, Diretor da Sociedade Brasileira de Econometria, Membro da Comissão Deliberativa do Programa Nacional de Pesquisa Econômica (PNPE/IPEA/SEPLAN) e foi bolsista de estudo e/ou de pesquisa no exterior: CAPES/MEC, Fulbright/PanAm; Ford Foundation; CNPq/British Council. Romão foi ainda Secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior, do Ministério da Educação, e atualmente é conselheiro do Conselho Nacional de Educação (CNE) e presidente do Conselho de Administração da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH).
29 PostsPaulo Gustavo
Paulo Gustavo, recifense (1957), é Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, sócio-fundador da Consultexto e membro da Academia Pernambucana de Letras. Dirigiu por três anos a Editora Massangana, da Fundação Joaquim Nabuco. Publicou sete livros de poesia e dois livros de introdução à obra de Marcel Proust. Organizou antologias de Mauro Mota, Austro-Costa e Sebastião Vila Nova. Tem poemas e ensaios literários publicados em várias antologias e revistas de Pernambuco. Na Revista Será?, entre artigos e crônicas, já publicou mais de cem textos. Atualmente, reside na cidade de São Paulo.
230 PostsRui Martins
Rui Martins é jornalista, escritor, ex-CBN e ex-Estadão, exilado durante a ditadura. Criador do primeiro movimento internacional dos emigrantes, Brasileirinhos Apátridas, que levou à recuperação da nacionalidade brasileira nata dos filhos dos emigrantes com a Emenda Constitucional 54/07. Escreveu Dinheiro sujo da corrupção, sobre as contas suíças de Maluf, e o primeiro livro sobre Roberto Carlos, A rebelião romântica da Jovem Guarda, em 1966. Foi colaborador do Pasquim. Estudou no IRFED, l’Institut International de Recherche et de Formation Éducation et Développement, fez mestrado no Institut Français de Presse, em Paris, e Direito na USP. Vive na Suíça, correspondente do Expresso de Lisboa, Correio do Brasil e RFI.
48 PostsSérgio Alves
Sérgio Alves. Professor titular (aposentado) da UFPE. Administrador (UPE), especialista em cultura organizacional (HHH Program/Pennstate-USA), mestre em Administração (UFRJ), doutor em Sociologia (UFPE) e pós-doutorado em pesquisas interdisciplinares (CEIS20/UC-PT). Diretor do CCSA por dois mandatos consecutivos de quatro anos, período em que foi membro dos colegiados superiores universitários, inclusive do Conselho Curador, do qual foi presidente. Ocupou cargos de direção nas esferas estadual e federal. Autor de treze livros (um deles premiado pelo CFA) e capítulos de livros. Entre seus diversos artigos, dois deles foram premiados pela ANPAD.
3 PostsSonia Marques
Nascida no Recife em 1951, formou-se em Arquitetura e Urbanismo nesta cidade, em 1973, logo partindo para uma especialização em urbanismo em Toulouse, na França. De volta, trabalhou no CONDEPE, (1975 -1976), e depois dedicou-se exclusivamente ao ensino e pesquisa na UFPE, onde permaneceu até 1998, inicialmente no departamento de Arquitetura e, depois, em vários programas de pós-graduação. Tendo acumulado as atividades da UFPE com a Diretoria Técnica da 5a. Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN, entre 1994-1996. É Mestra e Doutora em Sociologia respectivamente pelo P.I.M.E.S. (1983, UFPE) e pela E.H.E.S.S. (1996, Paris). Tem também um D.E. A. – Diplôme d’Études Approffondies em Economia e Desenvolvimento, do I.E.D.E.S. em Paris. Fez Pós-doutorado sobre Projeto de Arquitetura na Faculté d’Aménagement da Universidade de Montreal e na Mcgill School of Architecture (2005-2006). Foi Professora visitante da Universidade Federal da Bahia (1997), da Universidade de Montreal (2005) e, por duas vezes, da Universidade de Tours (2007 e 2008). Foi professora da UFRN, de 1998 até 2009, quando transferiu-se para a UFPB, onde vincula-se ao departamento de Artes Visuais. Fez consultorias para o CNPQ, FACEPE e CAPES. Foi membro do Conselho Editorial da Revista Pós da FAU/USP(1999-2009) e é atualmente da Revista Arqtexto, do PROPAR/URGS, da revista Vitruvius, do Cadernos de Pós-graduação de Arquitetura da PUC de Minas Gerais. Avalia frequentemente artigos para revistas especializadas (Risco, Habitus). Pesquisadora associada: a) da Universidade de Montreal (L.E.A.P – Laboratório de Estudo de Arquitetura Potencial); b) da Universidade de Tours (V.S.T. Villes, Sociétés et Territoires); da UFRN ( ProjeDATA e do Laboratório MUsA – Morfologia e Usos da Arquitetura.) Orienta teses e dissertações sobretudo na área de Cultura Contemporânea (artes visuais, arquitetura, projeto, formas de Representação: Gráfica e Textual). Foi presidente do Instituto de Arquitetos de Pernambuco, IAB/ Pe (1979-80), da Associação dos Docentes da UFPE (1983-84) e Suplente da Regional NE II da ANDES, Associação Nacional dos Docentes na gestão: 1982-1984 e membro do comitê internacional de Educação do DOCOMOMO – Documentação e Conservação do Movimento Moderno (2004). É tradutora pública e intérprete comercial de língua francesa concursada pela JUCEPE, desde 2012.
5 PostsTarcisio Patricio
Economista pela UFPE. Mestre em Economia (PIMES/UFPE, 1986).PhD em Economia, University College London, 1994. Foi secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Social de Pernambuco (1999-2000); vice-diretor do Centro de Ciências Aplicadas da UFPE (1996-98); Coordenador Geral de Estudos Econômicos e Populacionais da FUNDAJ (2003-2005). Professor do Departamento de Economia da Universidade Federal de Pernambuco. Presidente da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET), 2003-2005. Coordenador do Núcleo de Economia Solidária da Universidade Federal de Pernambuco (NECSO-UFPE); pesquisador associado do ARCUS (Ações em Rede Coordenadas no Universo Social, UFPE). Áreas de interesse, pesquisa e publicação: avaliação de políticas públicas, mercado de trabalho, economia brasileira. Colaborador eventual do Jornal do Commercio, página OPINIÕES. Sócio-cotista da Ceplan Consultoria Econômica e Planejamento.
5 PostsTeresa Sales
Teresa Sales nasceu em Garanhuns e viveu no Recife, São Paulo e agora de novo no Recife. Socióloga, é doutora pela USP e professora Livre Docente pela Unicamp, onde lecionou até 2005. Foi visiting scholarno MIT e em Harvard, em Boston, Estados Unidos; pesquisadora e diretora do Cebrap, em São Paulo; e presidente do Centro Josué de Castro, no Recife. É autora de Cassacos e Corumbas(São Paulo, Ática, 1977); Agreste, Agrestes (Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1982); Brasileiros Longe de Casa (São Paulo, Cortez, 1999; publicado como Brazilians away from home, NewYork, CMS, 2003); Cortez – A Saga de um Sonhador(São Paulo, Cortez, 2010); e João Cabral & Josué de Castro conversam sobre o Recife (São Paulo, Cortez, 2014). Foi fundadora e membro do Conselho Editorial da Revista Será?
86 PostsTibério Canuto
Jornalista, iniciou sua carreira no Jornal da Bahia, chefe de redação da sucursal do jornal Movimento e presidente do Jornal Em Tempo. Coordenador de comunicação da campanha presidencial de Roberto Freire, assessor parlamentar do ex-deputado e ex-ministro da Educação Paulo Renato de Souza, assessor para Relações Institucionais da Federação dos Trabalhadores da Alimentação do Estado de São Paulo, fundador e coordenador do Roda Democrática, movimento suprapartidário em defesa dos valores republicanos e da democracia.
1 PostsTomás Togni Tarquínio
Antropólogo e Etnólogo pela Universidade de Paris VII (Diderot); Mestre em Economia Industrial, Institut d’Études du Développement de la Sorbonne (IEDES) Universidade de Paris I; Pós graduação : Prospectiva Ambiental, École des Hautes Études en Sciences Sociale (EHESS), Paris. Diretor de estudos: Institut Interdisciplinaire Écologie, Développement et Énergétique (EDEN), Groupe d'Études de Ressources Prospective Aménagement (GERPA) e Diretor de Estudos Institut pour une Politique Européenne d'Environnement (IPEE), Paris É membro do Institut Momentum.
12 Posts