Eli S. Martins*

Personagem do filme V de Vingança.

Personagem do filme V de Vingança.

  

CINCO

Em Brasília a aposta é saber quem chega primeiro a cinco. Se a subida do dólar, o preço da gasolina ou a queda da popularidade da  Dilma.

DERROTA EXEMPLAR

“O Governo está perdendo não de goleada, mas é um verdadeiro WO”. Não pensem os dilmistas – ainda existem? – que são palavras minhas, são de um documento do próprio governo publicado em O Estado de São Paulo, e não desmentido.

PARLAMENTARISMO

Alguns podem não saber, mas o Parlamentarismo foi instalado no Brasil. Agora, quem demite ministro é o Presidente da Câmara dos Deputados. Foi o que aconteceu com o ministro da Educação. Antes que qualquer pessoa falasse e mesmo a mídia soubesse, o presidente da Câmara dos Deputados anunciou a demissão de Cid Gomes. Depois, o Palácio do Planalto confirmou. Quem foi o autor da besteira? O ministro Mercadante que telefonou a Eduardo Cunha antes do Cid Gomes chegar no Palácio. Com estes assessores para que a Presidente necessita de oposição?

CID, O VENCEDOR

Cid Gomes, ex-ministro da educação, é o grande vencedor do embate na quarta feira. Quem acha que ele perdeu a calma no depoimento na Câmara dos Deputados, ainda não entendeu o que é a política. Planejou, fez e saiu vencedor. Disse na cada de todos os deputados o que qualquer cidadão brasileiro gostaria de dizer.

A CRISE ECONÔMICA

Exatamente aquela que não existia, apareceu. E agora não apenas para os especialistas, mas para todos. A crise está aí. O desemprego se eleva, juntamente com a carestia. Em janeiro foram demitidos mais de 81 trabalhadores.

ALÉM DE FALSA, FROUXA?

Foi o comentário de meu vizinho confeiteiro, depois de ver os dois ministros na entrevista após mais de 2 milhões de brasileiros terem saído as ruas pedindo a saída da presidenta e o fim da corrupção.

CHEIRO DE FARSA

Para os que imaginam que exagero em minhas desconfianças sobre o desdobramento do Lava Jato, vejam a matéria da revista governista, Carta Capital: “Lava Jato – defesas tentam parar investigação”. Lá estão os nomes dos amigos do Lula tentando melar as investigações. Como, aliás, já ocorreu com outras investigações anteriores: Chacal, Satiagraha, Kaspar, Suíça, Boi Barrica e Castelo de Areia.

 

 

DOIS LADRÕES NÃO FAZ UM, FAZ 2

“O PSDB e a oposição de direita não têm moral para apontar o dedo a nenhum mal feito. Não mesmo”, diz um petista conhecido. O problema é que 90% das pessoas que estavam na rua em 15 de março não eram filiados a qualquer partido. Pelo menos em Brasília. E a palavra de ordem maior era: “abaixo a corrupção”. E não adianta dizer que outros roubaram e roubam – o que é verdade – o problema é que o PT era o partido da ética. E, finalmente, o fato de outro roubar não faz alguém que rouba menos ladrão.

 

 

A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE… MAS MORRE.

Marina Silva declarou no domingo a noite: “Reconhecer os erros, assumir a responsabilidade por seus atos, propor soluções para os problemas, nada mais e nada menos que isso. Uma fala da presidente, não do marketing. O Brasil falou e agora é todo ouvidos.”  Meu vizinho confeiteiro foi incisivo: “Vai continuar esperando. Este governo não se importa com o povo, só com seus currais eleitorais, Foi o que disse o Rosseto”.

 

 

FREUD EXPLICA?

A insistência do governo sobre o seu papel positivo na Operação Lava Jato, coisa que outros governos não faziam, tem algo de estranho. Dá a impressão que eles estão arrependidos, se verdade fosse.

QUE MÉTODO É ESSE?

A PM de São Paulo diz que estavam nas manifestações da Avenida Paulista em São Paulo cerca de um milhão de pessoas, e explicou sua metodologia. A FSP contou 210 mil. Diz que contou apenas quem estava na avenida Paulista e não os arredores. Uma diferença brutal. Quem não está no palanque principal não conta?

 

 

COISA ESTRANHA NA FSP

Depois que a FSP mandou Eliane Cantanhêde e adjuntos embora, argumentando redução de custos, e dispensou a coluna semanal de Marina,  deixou de ser a mesma. O que $ houve? Na cobertura das manifestações do domingo enquanto as PMs anunciavam 2,3 bilhões de pessoas nas ruas, O Globo anunciava cerca de 2 milhões a FSP falava de pouco mais de um milhão.
 

ALÉM DA COMPREENSÃO

Será difícil aos governistas entenderem que imprensa, em qualquer parte do mundo ou em qualquer tempo, não noticia avião que chegou bem no aeroporto do Guararapes, mas apenas aquele que tiver um acidente? Notícia sobre avião que aterrissou bem não é notícia, é serviço.
 

A CULPA É DAS ESTRELAS

Frase presente na manifestação de domingo, 15 de março. Confirmada na entrevista dos ministros logo depois. Nada mudou na fala do governo. Afirmação do diálogo e a ênfase na relevância da política.., blá, blá de sempre. O governo tem feito tudo certo, a culpa é da crise internacional. Não foi isso que Dilma disse em 2013?
 

REFORMA POLÍTICA: DE VOLTA AO PASSADO

Agora que o governo, depois de 12 anos, não tem mais maioria no Congresso é que o governo vai fazer a reforma política?. É justamente porque perdeu esta maioria que talvez a reforma política saia. E ninguém sabe como, visto o predomínio do conservadorismo no atual Parlamento.

 

 

SIBÁ, O MARINHEIRO DA FLORESTA

O líder do PT na Câmara dos Deputados, só não é pior porque não é possível. É como futebol, só tem até a quarta divisão. É lá que ele está com sua inteligência invejável. Em seu facebook postou que a CIA está coordenando uma ação pelo enfraquecimento dos governos de esquerda na América Latina, Brasil inclusive. Ah! Que saudades do FEBEAPÁ.

 

 

APELO À GLAUCIA

Li o protesto de Glaucia sobre as minhas notas. Lanço-lhe um desafio: escrever um artigo defendendo Dilma. Tenho certeza que Será? publicará. E nós assistiremos um bom debate, pois aqui é lugar do bom debate e não de ofensas. Estou curioso em conhecer seus argumentos.

 

 

 

* Observador anônimo da política nacional.