Maradona e Pelé
Maradona se foi. Lamentamos. Quando um Deus morre, todos nós também morremos um pouco. Pelé...
consulte Mais informaçãoMaradona se foi. Lamentamos. Quando um Deus morre, todos nós também morremos um pouco. Pelé...
consulte Mais informaçãoInusitado que venha de um médico, Dr. Luiz Henrique Mandetta, então Ministro da Saúde, a mais interessante descrição do Forum de Davos, de como este se diferencia de modo prático de reuniões internacionais como do G20 ou...
consulte Mais informaçãoFilmes sobre os bastidores da Igreja Católica sempre têm uma dose de saudável voyeurismo. O Vaticano, cioso dos seus segredos, todos muito humanos, excita a nossa curiosidade, o que não é pecado, embora seja uma forma de gula, sobretudo para os olhos.
consulte Mais informaçãoO poeta Manuel Bandeira disse muito bem: “A vida de Rondon é um conforto para todo brasileiro que ande descrente de sua terra”. Em tempos de descrença e pequenezas como os que vivemos, a vida de Cândido Mariano da Silva Rondon…
consulte Mais informaçãoSe fosse panfletário, quem sabe o filme que este ano é candidato do Brasil ao Oscar, do cearense Karim Aïnouz, poderia receber como subtítulo “família como aconchego e opressão”. Opressão que pode chegar a desumana.
consulte Mais informaçãoHouve um tempo em que publiquei nesta revista comentários de filmes. Agora, que penso em escrever sobre o último filme de Kleber Mendonça Filho, dessa vez ele em boa parceria, lembro-me dos escritos passados.
consulte Mais informaçãoÉ verdade que a Segunda Guerra Mundial, para o bem e para o mal, tornou-se um dos grandes marcos históricos da humanidade. Mas o passado, como disse Nietzsche, é o que de fato aconteceu, e a história é o que queremos lembrar.
consulte Mais informaçãoAlém de romancista de grande renome, Gore Vidal é um notável e provocativo ensaísta. Seu gosto pelo ensaio polêmico ou pelo jornalismo de opinião concentrou-se notadamente na crítica ao sistema político…
consulte Mais informaçãoA maioria dos críticos de cinema, não só no Brasil, considera o filme “Aquarius” de Kleber Mendonça Filho uma obra prima. Opinião compartilhada por Teresa Sales em artigo recente publicado na Revista…
consulte Mais informaçãoEntro na sala de cinema, no primeiro dia de sua exibição, com quase nenhuma informação sobre o enredo do filme.
consulte Mais informaçãoRomancista ao Norte! Foi com tal anúncio que, em 1927, Alceu Amoroso Lima, o Tristão de Athayde, em artigo publicado na imprensa do Rio, chamou a atenção para o então obscuro José Américo de Almeida…
consulte Mais informação“O meu nome é da bíblia”. “E o meu é da dança”. Assim se apresentam na prisão francesa Jonas e Samba, ambos imigrantes africanos trabalhando indocumentados em Paris. Em torno do personagem…
consulte Mais informaçãoErnest Theodor Amadeus Hoffmann foi um intelectual alemão de grande reconhecimento, tendo desenvolvido atividades como jurista, compositor e escritor.
consulte Mais informaçãoLuciano Oliveira Nunca me esqueci dos três nomes mágicos que enfiei na cabeça para fazer uma prova de história, quando era menino: Quéops, Quéfren e Miquerinos. As três grandes pirâmides do Egito. Nunca me esquecerei também do épico Os 10 Mandamentos, de Cecil B. de Mille (assistido pela primeira vez por essa época), onde escravos […]
consulte Mais informaçãoSE A ESTRADA NEM SEMPRE ANIMA, FATO É QUE LIVROS DE VIAGEM PODEM SER DIVERTIDOS.
consulte Mais informaçãoAssine para receber nossos artigos no seu e-mail.