![Por que não te calas?](https://revistasera.info/wp-content/uploads/2025/02/1.jpg)
Por que não te calas?
Chantagista, fanfarrão e megalomaníaco, o presidente Donald Trump se sente o dono do mundo, ignora todas as normas e acordos internacionais construídos desde o final da segunda guerra mundial, disparando a metralhadora giratória com ameaças e declarações delirantes contra aliados e adversários. A estratégia de Trump, se é que suas atitudes erráticas escondem alguma, aposta numa estranha combinação de isolacionismo e expansionismo. Sonha com a construção de uma muralha física e comercial no entorno dos Estados Unidos (inveja da Grande Muralha da China que, simbolicamente, Deng Xiao Ping derrubou), porque ele simplesmente se acha o líder de uma nação superior ao resto do mundo, que não precisa de ninguém (no íntimo, deve lamentar que tenha de partilhar o país com negros e latinos).
Mas, ao mesmo tempo em que busca se isolar do planeta, Trump anuncia que pode anexar territórios alheios, expulsar povos inteiros das suas terras para assumir a posse, como declarou como solução para a reconstrução da Faixa de Gaza destruída pelo exército de Israel. Como Netanyahu aniquilou a Faixa de Gaza, agora Trump entra limpando o território de palestinos, jogados para o Egito e a Jordânia, e implantando um grande empreendimento imobiliário que transformaria Gaza na Riviera do Oriente Médio. O presidente Donald Trump toma posse da Faixa de Gaza e entrega o território para o inescrupuloso empresário Donald Trump construir os seus resorts.
Com total desprezo pelas instituições multilaterais, como as Nações Unidas, e pelos graves problemas globais, como as mudanças climáticas, a pobreza e desigualdades sociais, o presidente dos Estados Unidos fala e atua como se fosse o dono do mundo e, portanto, com o direito de impor uma nova ordem mundial, submetendo o planeta às suas descabidas ideias. Como diz o editorial da Revista Será da semana passada, as propostas de Trump perseguem a volta à velha ordem mundial. Os despropósitos expansionistas de Trump isolam diplomaticamente os Estados Unidos, isolacionismo que é parte do “sonho trumpista”, convencido que ele está, na sua completa arrogância, de que os Estados Unidos não precisam de ninguém e todo o mundo precisa dos Estados Unidos. Como disse o economista e prêmio Nobel James A. Robinson, em entrevista recente à Bloomberg Línea, “ignorância e a desinformação impulsionam as políticas governamentais” dos Estados Unidos da era Trump. Só uma intensa cooperação internacional para fortalecer as instituições internacionais pode impedir a marcha descontrolada para o abismo global.
Excelente!