Hoje, sexta feira oito de fevereiro, o Brasil todo começa a esquentar as baterias na sua diversidade de ritmos carnavalescos. No Recife, Naná Vasconcelos abre nosso melhor carnaval comandando a percussão das nações de Maracatu. Os brasileiros longe de casa, a grande maioria dos quase três milhões que emigraram em busca de trabalho desde meados dos anos de 1980 para os Estados Unidos, o Japão e a Europa, passarão o carnaval como um dia qualquer de trabalho: na faxina; atrás do balcão dos restaurantes; na pintura e construção; nos asilos, um dos nichos onde a mão de obra brasileira é muito valorizada pelo carinho que dispensam aos velhinhos. Nosso carnaval lá fora, tal uma micareta, é fora de época. E se veste de verde-amarelo, pois é na festa da Pátria, o 7 de setembro ou seu final de semana mais próximo, que os brasileiros fazem o seu carnaval. Nos Estados Unidos, começaram essa comemoração em um trecho da rua 47 em Nova York, e tão grande foi se tornando a festa que hoje a rua também se chama Brazilian Street. Esse ano, os brasileiros terão mais motivos para comemorar seu carnaval, com o projeto de lei encaminhado pelo presidente Obama ao Congresso. O contingente dos indocumentados, que constituem cerca da metade dos brasileiros imigrantes naquele país, poderão ter finalmente sua situação regularizada.
Postagens recentes
-
A turbulência de céu clarodez 20, 2024
-
Balanço positivo de fim de anodez 20, 2024
-
Venezuela: suspense numa autocracia caóticadez 20, 2024
-
Chuquicamata, Patagônia, Índios Alacalufesdez 20, 2024
-
Com a Palavra, os Leitoresdez 20, 2024
-
Ceia Natalina, Proust e Polarizaçãodez 20, 2024
-
Última Páginadez 20, 2024
-
O acordo que pode transformar o Brasildez 13, 2024
-
Um islamismo com temperança e liberdade?dez 13, 2024
Assinar Newsletter
Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em seu e-mail.
comentários recentes
- helga hoffmann dezembro 17, 2024
- sergio c. buarque dezembro 17, 2024
- sergio longman dezembro 15, 2024
- helga hoffmann dezembro 13, 2024
- Marcos Conforti dezembro 12, 2024
Alcides Pires A Opinião da Semana Aécio Gomes de Matos camilo soares Caruaru Causos Paraibanos civilização Clemente Rosas David Hulak democracia Editorial Elimar Nascimento Elimar Pinheiro do Nascimento Eli S. Martins Encômio a SPP Estado Ester Aguiar Fernando da Mota Lima Fernando Dourado Fortunato Russo Neto Frederico Toscano freud Helga Hoffmann Ivanildo Sampaio Jorge Jatobá José Arlindo Soares José Paulo Cavalcanti Filho João Humberto Martorelli João Rego Lacan Livre pensar Luciano Oliveira Luiz Alfredo Raposo Luiz Otavio Cavalcanti Luiz Sérgio Henriques manifestação Marco Aurélio Nogueira Maurício Costa Romão Paulo Gustavo Política psicanálise recife Religião Sérgio C. Buarque Teresa Sales
E os pobres brasileiros sem carnaval, depois de terem regularizadas a permanência nos EUA, vão fazer carnaval no 7 de setembro ou no 4 de julho?