Personagem do filme V de Vingança.

Personagem do filme V de Vingança.

PERICLITANDO

O PT pede a cabeça do Levy, junto com os sindicados da CUT, e a presidente começa a lhe contrariar. O aviso foi dado com sua ausência no anúncio dos cortes governamentais que ficaram aquém do que o ministro da Fazenda queria: da próxima ele vai embora.

TODO MUNDO CONTRA

A diferença entre o discurso do PT e o da oposição de crítica ao ajuste é que o PSDB não pede a cabeça do Joaquim Levy.

O QUE SERÁ?

Levy, o Ministro da Fazenda deu os primeiros sinais de cansaço. Sua ausência do anúncio do corte, na sexta feira passada, sob alegação de um resfriado, embora tenha continuado a trabalhar no Ministério,  permitiu o boato de que estaria saindo. Meu vizinho confeiteiro, foi na mosca: “O ministro não é aquele discípulo do Armínio, que elaborou o programa do Aécio? Acho que ele está saindo porque já cumpriu sua missão: destroçar o PT”.  Eita cavalo de Troia.

DEFINIÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL

Minha vizinha costureira, mulher dotada de poucas letras e muita argúcia, perguntou a um amigo que trabalha no Parlamento, o que era este tal de Congresso Nacional. Após ouvir a explicação ele concluiu: “É o jardim zoológico mais caro do mundo”.

ESTA É CONHECIDA

A Tia Dilma declara que Levy está “extremamente estável”. No popular o povo diz: firme que nem prego em angu.

FINALMENTE

Dilma, finalmente, resolveu aparecer em público. Vai ao Congresso do PT em Salvador, em junho. Será que vai ouvir vaias?

ASTRO OU ASNO?

O governo é um astro em competência política. Depois de eleito reconhece que as contas estão ruins. Então, resolve fazer o que os seus adversários diziam que deveria ser feito, e a dona Dilma dizia que não era necessário. Ao invés de começar anunciando o aumento da contribuição social sobre lucros líquidos dos Bancos, começa por meter a mão no bolso dos trabalhadores. Ao invés de anunciar os cortes (simbólicos) na própria carne com redução de ministérios e cargos comissionados, anuncia os cortes em educação, saúde, habitação. Deputados e senadores governamentais aprovaram, depois que o vice-presidente “convenceu” vários deputados e senadores reticentes. Depois não quer levar vaia.

PARTIDO TAMBÉM ACABA

Este é o aviso da corrente petista liderada por Lula no V Congresso do PT.

O DISCURSO DO NADA

Há uma vertente entre os tribunos que consiste em elogiar o feio. “Luciano e Leão Baptista Alberto descreveram as virtudes da mosca. Polícrates louvou os ratos. Luíz Uviquílio enalteceu os gafanhotos. Clitério escolheu o caruncho. Favônio, as febres. Betubo, os mosquitos. Miguel Psellos, as pulgas. Sinésio, a careca. E André Amônio fez um antológico discurso em que descreveu as belezas do nada. Tivesse eu esse talento, faria o elogio de Dilma Rousseff. Seria o elogio da nulidade.” Tirada de Cesar Benjamim na revista Piaui.

INCOMPETÊNCIA

Para Armínio Fraga o ministro Levy é “uma ilha de competência num mar de mediocridade”.

SERÁ QUE OS “OUTROS” NÃO SÃO IDIOTAS?

“A necessária “ordem” fiscal que precisamos apressar é apenas o primeiro passo. O PT não tem ajudado. É bom lembrar que foi ele quem deu aval e beneficiou-se eleitoralmente do “desastre fiscal” apontado acima. Agora, com outro movimento oportunista, tenta beneficiar-se, de novo, da desinformação dos cidadãos, esperando que as “maldades” corretivas sejam aprovadas pelo “patriotismo” dos outros. Pode parecer esperto, mas tem uma dificuldade. Supõe que os “outros” sejam idiotas…” Delfin Neto em artigo no Valor de 26/05. Pode ser reacionário mas não é idiota.

* Observador anônimo da política brasileira