Editorial

Todo brasileiro que tenha escutado uma única vez as explicações do agora ex-Ministro da Saúde, Mandetta, da sua competente equipe técnica e de vários infectologistas, já entendeu que o isolamento social pode salvar muitas vidas. Como tem sido repetido à exaustão, é necessário atrasar a propagação do vírus, achatar a curva de multiplicação dos casos, para dar tempo de ampliar e aparelhar o sistema de saúde e evitar o seu colapso, com dramáticas consequências. Será que o Presidente da República não entendeu?

Mesmo tendo tido a oportunidade de ouvir pessoalmente, e com detalhes, a argumentação do Ministro da Saúde? Considerando as frequentes barbaridades dos seus pronunciamentos, é possível, sim, que não entenda tão simples equação, embora seja difícil imaginar que alguém tenha chegado ao cargo máximo da nação com tamanha limitação cognitiva. O mais provável, portanto, é que o senhor Jair Bolsonaro, mesmo sendo tonto, saiba muito bem que o sistema de saúde não aguenta uma aceleração dos casos com crescente demanda hospitalar e, particularmente, por unidades de tratamento intensivo. Sendo assim, a sua ostensiva crítica ao isolamento social é uma tentativa de desmoralização do Ministro da Saúde – concretizada com suas seguidas saídas às ruas, provocando aglomeração e abraçando pessoas – e constitui um ato criminoso, na medida em que estimula os brasileiros a ignorar as recomendações do Ministério e dos Governadores de Estado.

Enquanto estes tentam ampliar a estrutura dos serviços médico-hospitalares, com contratação de profissionais adicionais, compra e instalação de equipamentos, roupas especiais e máscaras, num esforço desesperado para salvar as vítimas do Covid-19, o presidente prefere apostar no caos e no colapso do sistema de saúde. A postura de Bolsonaro diante da pandemia é mais uma das irresponsabilidades deste patético presidente, um grave atentado à vida de milhares de brasileiros que podem não contar com atendimento adequado nos hospitais. Se ele não é tão obtuso como parece, ainda resta uma pergunta: Por que ele vem provocando esta confusão? Será apenas ciúme político do brilho do ministro? Ou faz parte de uma estratégia para provocar uma comoção social que sirva aos seus propósitos autoritários? Será mesmo que ele capaz de formular uma estratégia?