Guilherme Robalinho e Ricardo Carvalho

Recife, 01 de dezembro de 2020.  Sessenta anos depois da eleição de Miguel Arraes para Prefeito do Recife, em 1960, ainda se discute a importância social e política do ex-governador. A vida de Arraes deveria ser discutida, debatida e analisada nas universidades, pela sua importância histórica. Nunca num debate eleitoral, entre uma neta e um bisneto, em pleno Século XXI. Ninguém tem o monopólio de Arraes. Ele pertence à nossa história.

Tudo muito estranho. No Rio de Janeiro, não se fala mais de Carlos Lacerda, um líder civil do Golpe Militar de 1964, nem de Leonel Brizola e João Goulart, no Rio Grande do Sul. Também ausente dos debates Tancredo Neves, o presidente das Diretas Já, da Nova República. O Brasil de hoje, apesar de alguns percalços, vive momentos de renovação. Em nosso Estado, Novas lideranças surgem no Sertão, no Agreste e no Recife.

Agora, administram as três principais cidades do Estado. Em Petrolina, Miguel Coelho, mais conhecido por Miguel, reeleito com 76,19 % dos votos. É uma nova liderança que desponta no Sertão. Bisneto do coronel Quelê e filho do senador Fernando Bezerra Coelho. Já Caruaru, a capital do Agreste, vai continuar sob a administração da Raquel Lyra, reeleita com 66% dos votos. Ela é neta de João Lira e sobrinha do Fernando Lyra, primeiro ministro da Justiça da Nova República.

O Recife, com problemas mil, vai ser administrado por um bisneto de Miguel Arraes, o jovem e promissor João Campos, com uma vitória esmagadora, incontestável, por 99.787 votos. Ele sabe que vai governar uma cidade complexa e cheia de problemas. Marília Arraes, outra jovem liderança pernambucana, foi derrotada por levantar, num momento conturbado da vida brasileira, a bandeira do PT de Lula. Mas, continuará sendo uma voz respeitada na política pernambucana. Ela é neta do doutor Arraes.

As derrotas do PT. O jovem Henrique Costa, filho do senador Humberto Costa, candidato a vereador no Recife, teve uma humilhante votação: apenas 1.340 votos. O ex-prefeito João da Costa tentou a reeleição e foi derrotado, com uma pifia votação. Já o também ex-prefeito do Recife, João Paulo, naufragou nas urnas, agora como membro do PC do B e candidato em Olinda. Uma humilhante derrota: apenas com 36,38% dos votos. Outro petista derrotado: o sério e competente Fernando Ferro.

O meu Recife vai ter um novo prefeito, e daqui, do Rosarinho, mando uma mensagem de felicidade, e que cuide da minha cidade, da nossa cidade, com carinho e respeito,  cumprindo

todas as promessas de campanha. Na manhã desta terça-feira, o fato mais importante foi o café da manhã, promovido pela TV-GLOBO. Ao seu lado, apenas a jovem Tabata Amaral.

Nada dos áulicos, apenas Tabata, que tem sido para ele, em Brasília, sua fonte inspiradora. E que assim continue, para o bem do Recife. Aos quatro, Miguel, Raquel, João e Marília, desejo que lutem sempre em defesa das suas cidades, como já fizeram seus avôs e bisavôs… SUCESSO.