Paris - Foto de Léonard Cotte na Unsplash

Paris – Foto de Léonard Cotte na Unsplash

 “Seja sempre poeta, mesmo na prosa”.

Charles Baudelaire (1821-67).

 

A França é uma revolução, como queriam os jacobinos? Ou é a sede do pensamento inovador: nouvelle cuisine; nouveaux roman, de Robbe-Grillet e Natalie Sarraute; nouvelle vague, de Claude Chabrol, Alain Resnais e François Truffaut. Ou é uma festa, alargando para o país a definição que Hemingway deu a Paris?

A França é complexa demais para caber numa definição curta. Afinal, ela produz mais de seiscentos tipos de queijos. Institucionalizou cinco regimes políticos (está na Quinta República). E foi capaz de exibir um arco perfeito indo do tangível ao intangível: a beleza de Catherine Deneuve e a poesia de Baudelaire.

Acabo de ler Sempre Paris (Companhia das Letras, São Paulo, 2023), de Rosa Freire d’Aguiar. Uma viagem. Menos pela geografia urbana, transformada por Haussman. E mais pelo mergulho no cerne do espírito francês. O livro tem duas partes: a primeira, relata sua chegada a Paris, depois seu trabalho na revista Manchete e seu ofício como jornalista. A segunda parte apresenta série de entrevistas inéditas que ela fez com personalidades francesas.

 

Ela começa dizendo que uma parisiense adotiva, Gertrude Stein (uma rosa é uma rosa, é uma rosa, é uma rosa), amiga de Picasso, declarava: Paris não é tanto o que a cidade nos dá, mas o que não nos tira. Mas, Rosa acrescenta: só mais tarde eu descobriria o tanto que Paris acrescenta.

Em seguida, Rosa conta que depois do golpe no Chile, morreu o poeta chileno, Pablo Neruda. Que tinha sido embaixador de Salvador Allende na França. Houve uma grande homenagem a ele. Miguel Angel Asturias declamou seus poemas. Na ocasião, escreve Rosa, tive a mostra do sagrado direito dos franceses de se manifestar.

A autora anota um aspecto muito conhecido dos franceses: seu gosto pelos bares e cafés. Um gosto, uma arte tão francesa. Não propriamente de tomar café. Mas de conversar. Para Rosa, os franceses são eméritos conversadores. Têm opinião sobre tudo. Ficam horas entretidos em discussões. Sobre temas relevantes. E sobre o prosaico. Seja no Flore, no Quartier Latin. Seja num boteco no 16º arrondissement.

No período em que viveu na França, Rosa testemunhou três presidências: a de Georges Pompidou, a de Giscard d’Estaing e a de François Mitterand. Pompidou marcou o arremate da era Gaulista. E legou o Concord, o Airbus e trens de alta velocidade.

Por sua vez, Giscard, que sucedeu ao Gaulista, idealizou o Museu d’Orsay, o Instituto do Mundo Árabe, o grande Louvre, com a Pirâmide. Deixou também o Centro George Pompidou, o Beaubourg. Avançando no tempo, em 10 de maio de 1981, Mitterand se elegeu presidente. Conta Rosa, autora do livro, que a eleição foi comemorada com champanhe, em seu apartamento, com seu marido, Celso Furtado, e mais o futuro presidente brasileiro, Fernado Henrique Cardoso e o escritor Roberto da Matta.

Mitterand, no dia da posse, caminhou pela rue Soufflot, na Rive Gauche, com rosas vermelhas nas mãos. Ao som da Nona Sinfonia de Beethoven. No Pantheon, coberto de rosas vermelhas, ele foi recebido pelo povo. Entre as pessoas, estavam líderes social-democratas, o alemão Willy Brandt e o português Mario Soares. No seu governo, ele aboliu a pena de morte, nacionalizou bancos, quebrou monopólio de rádio e tv, aprovou a semana de 39 horas, aposentadoria aos sessenta anos.

A França teve dois grandes ministros da Cultura: Andre Malraux, na gestão de De Gaulle, e Jack Lang, no governo Mitterand. Malraux, autor das Anti-memórias, era o conselheiro de De Gaulle. Jack Lang promoveu um encontro com 400 escritores, artistas, filósofos, para discutir Criação e Desenvolvimento. Estiveram lá Gabriel Garcia Marques, Jacques Derrida, Mary McCarthy, John Kenneth Galbraith. Do Brasil, foram convidados Celso Furtado, Darcy Ribeiro e Augusto Boal.

O desafio do encontro era discutir o seguinte: a cultura é o melhor remédio para a crise? Capaz de contribuir para diminuir o desemprego? E de gerar novas ideias, criativas, para reconfigurar o setor terciário moderno?

Há muito mais. Concluo com Baudelaire:

“Corramos todos sem demora ao poente, é tarde;

Para abraçar um raio obliquo no horizonte!”.