Old man

Old man

Após consultar os resultados dos exames que havia pedido, o doutor Jacques Andei, médico famoso, especialista em quase tudo, voltou-se para Serpentino Oliveira e disse:

— Você está com a Síndrome do Envelhecimento Precoce aos Noventa Anos. É uma doença incurável. E hereditária. É provável que todos os membros da sua família a tenham. Logo, começará a sofrer desmaios. O mal lhe atacará os pulmões. Os joelhos perderão a flexibilidade. No máximo, em seis meses, um infarto acabará com a sua vida.

Serpentino pensou: “Mas, eu me sinto bem. Fui ao hospital só para cuidar de uma unha encravada”. Em casa, Romélia, a esposa, chamou as filhas Austregésila e Normandita para lhes informar da novidade: “Seu pai vai morrer”. Então, subitamente, a mulher desmaiou. Foi socorrida, ficou algumas horas inconsciente, mas recuperou-se. 

Quando saiu do hospital, Romélia teve o descanso interrompido pela notícia de que Austregésila passava por coisa parecida com uma crise de asma e mal conseguia respirar. O drama da filha mais velha durou uma hora. Aos poucos, a falta de ar foi cedendo, até que a normalidade se restabeleceu: “Austregésila, está bem”, anunciou o farmacêutico chamado para atendê-la. O dia terminou. Um dia incomum, por sinal. Foram dormir. 

Na manhã seguinte, a família reuniu-se para o café: Serpentino, Romélia, Austregésila … Faltava a segunda filha. “Cadê Normandita?” perguntou a mãe, preocupada. Correram até o quarto da moça. Ela estava em pé, ao lado da cama. “Meus joelhos travaram, não consigo dar um passo”, revelou. Mais uns minutos, entretanto, a crise passou. Somente então alguém percebeu a coincidência: “desmaios, falta de ar, joelhos travados … Tudo como o dr. Jacques previu. Agora vem o infarto. E a morte”. 

Instintivamente, as três mulheres olharam para Serpentino. 

Sem delongas, decidiram procurar o médico. Acharam-no num hospital da periferia. Foram recebidos na sala onde Jacques Andei costumava atender seus pacientes daquele bairro pobre. Ele achou o caso interessantíssimo, pois confirmava sua tese – desdenhada pelos colegas – de que a Síndrome do Envelhecimento Precoce aos Noventa Anos era uma doença hereditária.

Instantes depois, ouviu-se um barulho forte vindo da sala de atendimento. A enfermeira correu para o recinto, onde chegou ainda em tempo de ver um homem se contorcendo em dores, segundos antes de morrer. Era o dr. Jacques Andei. Soube-se depois que um infarto o havia matado. Chamou a atenção de todos que o cadáver exibia um sorriso largo, triunfante, como o de quem estivesse dizendo: “É hereditária! É hereditária! Está provado! Está provado!”.

Serpentino e ele eram primos.