A Morte Cruel das Baleias
Uma das primeiras reportagens que produzi, quando ainda estava na faculdade, cursando o último...
consulte Mais informaçãoUma das primeiras reportagens que produzi, quando ainda estava na faculdade, cursando o último...
consulte Mais informaçãoFoi o imortal Marcos Vinícios Vilaça, então presidente da Academia Brasileira de Letras, que me fez a provocação: participar de um Seminário naquela instituição e falar sobre a Feira de Caruaru, numa comparação com a Feira de...
consulte Mais informaçãoFoi no já distante ano de 1969, em plena vigência do Ato Institucional nº 5, apertando ainda mais os grilhões da ditadura, que, jovem repórter da Revista Manchete, recebi uma tarefa não muito fácil de ser cumprida. Eu...
consulte Mais informaçãoHá alguns meses, recebi um e-mail, enviado por uma senhora de quem até então nunca ouvira falar, chamada Nadir Xavier de Andrade, baiana, escritora premiada, fascinada pelo povo cigano. Na época, segundo informava, estava...
consulte Mais informaçãoNo dia 27 de agosto último completaram-se 21 anos da morte de dom Hélder Câmara, um...
consulte Mais informaçãoNo dia de 31 de dezembro de 2019, com transmissão direta para todo o País, a Caixa Econômica Federal realizou o sorteio da “Mega da Virada”, que iria distribuir um prêmio de R$ 304.213.838,64 a quem acertasse os seis números daquele concurso.
consulte Mais informaçãoA Secretária de Cultura Regina Duarte caiu. Ficou pouco tempo no cargo. O bastante para sujar definitivamente sua biografia, que já não era assim tão rica. Nessa sua curta experiência, brigou com amigos, desrespeitou colegas, indispôs-se com a Imprensa…
consulte Mais informaçãoO grande “malandro” está de volta. O “rei” da picardia, o taco seguro na mesa da sinuca, o “professor de incrementação” para os mais jovens, está chegando às livrarias: a Editora 34 está reeditando “Leão de Chácara” e “Malagueta, Perus e Bacanaço”…
consulte Mais informaçãoOntem, o sábado estava nublado. Ameaçava chuva. Que caiu, enquanto caminhava pela areia e pelos riachinhos e pequenas bacias de lavar menino. Desses, só se encontra na maré baixa. Andava devagar, contra a leve correnteza do mar, molhando seus pés e pernas, vezes alcançando a altura do joelho.
consulte Mais informaçãoNeste último dia 02 de fevereiro, completaram-se exatos 59 anos que o navio Santa Maria, de bandeira portuguesa, com 650 passageiros e 350 tripulantes, tomado em alto mar por revolucionários que lutavam contra as ditaduras de Francisco Franco…
consulte Mais informaçãoCriei um blog há dois anos, que durou pouco. Foi interrompido, mais do que interrompido, foi esmagado pelo peso de um livro. Livro dá trabalho, tem muitas páginas, muitas cenas, muitos personagens.
consulte Mais informaçãoAo abrir a janela para esperar a claridade do dia, o primeiro pensamento que ocorreu à mulher do sétimo andar, na madrugada do dia 05 de janeiro do ano de 2020, foi que seu Diário do Pina era tão simples e prazeroso como escrever carta aos amigos, no tempo em que se escreviam cartas.
consulte Mais informaçãoPrimeiro diário do Pina do ano novo. Finalmente acabavam-se as festas? Não. O ciclo natalino encerra-se apenas no dia seis, Festa de Reis. Naquela madrugada do dia dois de janeiro, com nuvens escuras atrasando a chegada do sol, o único sinal de dia útil fora o canto de tenor do motoqueiro evangélico das cinco e meia.
consulte Mais informaçãoNos primeiros dias de dezembro de 2018, a mulher do sétimo andar embainhou a peixeira, muniu-se dos poderes do santo guerreiro São Jorge/Ogum, que Oxum convoca quando dele precisa, quando sabe que haverá contenda e seus poderes são de sedução, não de luta.
consulte Mais informaçãoA mulher do sétimo andar, à mesa redonda com tampo de mármore nu, sem toalha, via o quadro magnífico de sua casa: o Oceano Atlântico em suas cores em azul marinho ao fundo, arredondado como a forma da terra…
consulte Mais informaçãoAssine para receber nossos artigos no seu e-mail.