João Rego

Saturno devorando seu filho (1819-1823) Francisco de Goya (fragmento)

Saturno devorando seu filho (1819-1823) Francisco de Goya (fragmento)

Reflexões sobre Leviatã (Hobbes) e o Mal-estar na Civilização(Freud)

Enquanto, em Hobbes, a questão da barbárie, ou das paixões naturais que imperam sobre a vontade humana no estado de natureza, deve ser domada em sua totalidade através do Estado, este com as suas funções absolutizadas, exercendo forte e amplamente o seu domínio sobre a condição humana, em Freud, a civilização, apesar de apresentar evidentes melhoras em relação ao estado de natureza, não é vista como vitoriosa, ou como uma solução completa e acabada.

Contrário ao ponto de vista estático e determinista com que Hobbes imagina o seu modelo de Estado como solução para a humanidade, Freud apresenta uma visão dialética (Eros x Tanatos) e dinâmica, sem nenhuma certeza se haverá algum dia uma civilização capaz de resolver os conflitos estruturais entre o ser humano, com as suas forças pulsionais, e a civilização, esta última resultante do processo de regulação das pulsões dos homens.

Clique para o texto completo em Word

DITOS & ESCRITOS
João Rego
joaorego.com

João Rego

João Rego

João Rego
[email protected]

Este texto é de responsabilidade do autor.

Todo o conteúdo da Revista Será? poderá ser publicado em outros meios, desde que citada a fonte e o endereço do nosso website, que é www.revistasera.info