A população da Rocinha e do Vidigal, no Rio de Janeiro, desceu o morro na terça feira desta semana, somando-se ás manifestações que tomaram a Avenida Rio Branco e que sacodem o Brasil há duas semanas. Aos protestos contra a corrupção e às bandeiras correntes pela educação, saúde e segurança, os manifestantes das duas grandes favelas do Rio acrescentaram cartazes com uma reinvindicação fundamental: Saneamento básico. Esta é a grande novidade política desta semana. Um dos líderes do movimento reclamava com veemência contra a construção de um teleférico dizendo: “Pra que? Pra turista conhecer o morro? Enquanto minha filha continua pisando nas valas podres de esgoto a céu aberto? Não! Não queremos teleférico, queremos saneamento”. Mas, como se costuma dizer, saneamento não dá voto, a obra é demorada, custa caro e o produto fica embaixo da terra. Quase 33% dos domicílios brasileiros não têm saneamento (esgoto ou fossa) e 11,4 milhões de brasileiros vivem em favelas com total carência de serviços públicos e numa degradante ambiência social. Isso é pobreza, Presidente. E o morro pede passagem.
Postagens recentes
-
Lula subiu a rampanov 29, 2024
-
Deus, o diabo e o presidente.nov 29, 2024
-
Brasil: direitos humanos são coisas do passadonov 29, 2024
-
Brasil, o Futuro e as Ilusões Perdidasnov 29, 2024
-
O Politicamente Correto e a Mutante Moral?nov 29, 2024
-
Última Páginanov 29, 2024
-
Será que agora vai?nov 22, 2024
-
Jornada de trabalho e produtividadenov 22, 2024
-
Onde está o nexo do Nexus?nov 22, 2024
Assinar Newsletter
Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em seu e-mail.
comentários recentes
- João Rego dezembro 3, 2024
- Elson novembro 30, 2024
- CLEMENTE ROSAS novembro 29, 2024
- CLEMENTE ROSAS novembro 29, 2024
- Sérgio Buarque novembro 29, 2024
Alcides Pires A Opinião da Semana Aécio Gomes de Matos camilo soares Caruaru Causos Paraibanos civilização Clemente Rosas David Hulak democracia Editorial Elimar Nascimento Elimar Pinheiro do Nascimento Eli S. Martins Encômio a SPP Estado Ester Aguiar Fernando da Mota Lima Fernando Dourado Fortunato Russo Neto Frederico Toscano freud Helga Hoffmann Ivanildo Sampaio Jorge Jatobá José Arlindo Soares José Paulo Cavalcanti Filho João Humberto Martorelli João Rego Lacan Livre pensar Luciano Oliveira Luiz Alfredo Raposo Luiz Otavio Cavalcanti Luiz Sérgio Henriques manifestação Marco Aurélio Nogueira Maurício Costa Romão Paulo Gustavo Política psicanálise recife Religião Sérgio C. Buarque Teresa Sales
Senhores editores:
Excelente a reivindicação de instalação deesgoto feita por um dos manifestantes. Mais interessante ainda é o uso que é atribuido ao teleférico:( “turista conhecer o morro”). Em um contorcionismo moral, politicamente correto e subserviente, os favelados são expostos à curiosidade mórbida de estranhos, como se fossem animais de zoológico.
Quanta indignidade a que eles são submetidos…
Atenciosamente