Ontem foi o Dia Mundial do Pedestre. O Jornal do Comércio publicou cifras alarmantes: entre janeiro e maio deste ano, 1.427 pedestres se envolveram em acidentes em Pernambuco; em 2012, foram 3.902 casos e 326 mortes, segundo a Secretaria de Saúde. Esse problema não é exclusivo de nosso Estado, mas é um típico problema brasileiro. A imprensa noticiou há poucas semanas, com foto, o acidente da atriz Beatriz Segall em uma calçada carioca. Vivemos hoje em dia uma espécie de síntese de nosso período patriarcal, quando os donos do poder e suas extensas famílias viviam confinados primeiro nas Casas Grandes e depois nos Sobrados. Jogava-se até detritos do interior das casas nas ruas, por onde circulavam apenas os escravos e os homens livres na ordem escravocrata. O crescimento de uma classe média urbana, que veio ju nto com a democracia, “civilizou” o espaço público. Até certo ponto e por pouco tempo. O que assistimos atualmente é uma regressão a modos de vida privatistas, onde as classes médias e altas estão confinadas e amedrontadas nos prédios vigiados e nos carros trancados. As ruas ficaram, uma vez mais, espaço dos excluídos. O caminhar das classes privilegiadas (exclua-se Francisco Cunha e sua cruzada em prol da volta às ruas) se resume a um outro espaço quase privado dos calçadões e praças, devidamente vigiados.
Conselho Editorial
Na prática, o dia do pedestre é dia dos motoristas.
As calçadas de Recife são tomadas por lixo, buracos, lama. Não há espaço para as pessoas, que tem de andar na pista, em situação de risco. Se deslocar, nas cidades brasileiras, é uma ação cada vez mais difícil. De fato, isso parece vir de longe e se fortalecer no descaso e na falta de planejamento do espaço público.
DIA DO PEDESTRE NO BRASIL E MEMSMO QUE UM DIA DE FINADOS.
SABEMOS QUE, A GRANDE QUANTIDADE DE MOTORISTAS MAL-EDUCADOS E QUE NAO RESPEITAM O CTB E O MOTIVO DE TANTAS INFRACOES NO TRANSITO NO BRASIL.
“QUANDO AS PESSOAS SAO CULTAS E EDUCADAS , AS LEIS SAO DESNECESSARIAS.
QUANDO AS PESSOAS SAO CORRUPTAS E OU MAL-EDUCADAS,AS LEIS SAO INUTEIS”
“A HONESTIDADE NAO E UMA VIRTUDE A SER APLAUDIDA.E PARA SER APLICADA” .
“DECENCIA E COMO A GRAVIDEZ, EXISTE OU NAO EXISTE”.
E O PIOR , ” VOCE SABE COM QUEM ESTA FALANDO ? ”
E E MUITO RESPEITADO NO BRASIL.
E UMA VERGONHA , E UM NOJO, E BRASIL.
GRATO E SUCESSOS.
ABRACO.
ITO CAVALCANTI
CALIFORNIA , U.S.A..
POR GENTILEZA , INFORME QUAL E A CIDADE E O ESTADO DA REVISTA SERA ?
PARABENS PELAS INTELIGENTES MATERIAS .
GOSTARIA DE RECEBER MAIORES INFORMACOES .
PODE SER PELO MEU E-MAIL .
GRATO.
SUCESSOS E BOA SORTE.
ABRACO.
ITO CAVALCANTI
CALIFORNIA, U.S.A..
Caro Ito:
Saudações!
Somos um grupo de Recife que costumávamos nos reunir, uma vez por mês, para jogar conversa fora e exercer para sábio ócio criativo ( Iniciativa de Homero Fonseca, nosso patrono). Às vezes em um bar, ou às vezes na casa de Teresa Sales, que mora em Boa Viagem. Sérgio C. Buarque, intelectual sempre inquieto, foi quem nos provocou com a ideia de uma Revista Online.
Somos literatos, cientistas políticos, político, sociólogo, engenheiros, consultores, economistas todos com uma “estrada” percorrida na vida. É do encontro dessas estradas que surge a Revista Será?
Não temos a edição em papel, apenas digital, na Internet.
Incluí seu e-mail em nosso mailing.
Conto com seu apoio para divulgar o site e nos seguir no Facebook e no You tube.
Forte abraço
João Rego – Editor de Mídias
Revista Será?
http://www.revistasera.info