Uma análise sob a ótica dos partidos políticos no Brasil

João Rego

Ulisses Guimarães e a Constituição de 1988.

Ulisses Guimarães e a Constituição de 1988.

Não se pode compreender o Sistema Partidário Brasileiro (SPB) no período de 1982 a 1990, que funda a atual democracia no Brasil, sem situá-lo no contexto da fase final do regime autoritário de 1964. O atual Sistema partidário Brasileiro, principal suporte – para o bem e para o mal – do processo de consolidação da democracia no Brasil, foi fundado como resultado de uma estratégia de distensão do próprio regime autoritário.

O golpe militar de 1964 teve sua articulação coordenada por três forças políticas que já haviam marcado sua posição no processo político na década de 1950: o capital multinacional associado ao nacional, o capital de Estado e os militares.

A crise política que levou o país à ruptura de sua primeira experiência democrática, iniciada com o fim do Estado Novo, em 1945, possibilitou que, em 1964, as forças golpistas, após as prisões, expurgos e IPM’s, viessem, com o Ato Institucional Nº 2, extinguir todos os partidos que haviam florescido durante o período de 1945.

Encerrava-se assim o primeiro ciclo de uma experiência multipartidária efetiva onde a marca principal foi o surgimento de partidos com abrangência nacional e perfis ideológicos distintos, acompanhando o desenvolvimento urbano-industrial ocorrido na década de 1950.

Leia o texto completo aqui.

DITOS & ESCRITOS
João Rego
joaorego.com