Sem explicar a natureza e os componentes das propostas, todos os candidatos prometem realizar uma reforma política que, normalmente, se limita à reforma do sistema eleitoral. Qual é a reforma política que melhora o sistema de representação e, principalmente, enfrenta a corrupção e a promiscuidade dos políticos? Mas, e a reforma do Estado? É na estrutura do Estado que reside grande parte dos nossos problemas políticos, onde circulam bilhões de dólares pelos cargos comissionados ocupados politicamente. São mais de 20 mil cargos comissionados no governo federal entregues aos partidos da base aliada e aos militantes de duvidosa competência, parte deles nomeados precisamente para ser operador do orçamento público. Primeiro ponto de uma reforma do Estado: todos os cargos públicos devem ser ocupados por servidores públicos de carreira e de acordo com o mérito e a progressão profissional. Ministros e presidentes de órgãos e estatais teriam direito de nomear apenas sua assessoria imediata. Eleva a eficiência da gestão quebra a promiscuidade com os lobbies como fonte de financiamento dos partidos. A reforma do Estado deve contemplar também uma profunda revisão da estrutura federativa para acabar com a completa dependência de estados e municípios dos recursos da União, que acumulam mais de 57% da receita tributária total. Reféns da União, Estados e Municípios têm que vender a alma para conseguir as migalhas para os projetos, implorando pelas questionáveis emendas parlamentares. Eduardo Campos defendia uma reforma do pacto federativo mas o tema saiu da pauta com o desastre de Santos.
Postagens recentes
-
A turbulência de céu clarodez 20, 2024
-
Balanço positivo de fim de anodez 20, 2024
-
Venezuela: suspense numa autocracia caóticadez 20, 2024
-
Chuquicamata, Patagônia, Índios Alacalufesdez 20, 2024
-
Com a Palavra, os Leitoresdez 20, 2024
-
Ceia Natalina, Proust e Polarizaçãodez 20, 2024
-
Última Páginadez 20, 2024
-
O acordo que pode transformar o Brasildez 13, 2024
-
Um islamismo com temperança e liberdade?dez 13, 2024
Assinar Newsletter
Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em seu e-mail.
comentários recentes
- Elisabete Monteiro dezembro 22, 2024
- helga hoffmann dezembro 17, 2024
- sergio c. buarque dezembro 17, 2024
- sergio longman dezembro 15, 2024
- helga hoffmann dezembro 13, 2024
Alcides Pires A Opinião da Semana Aécio Gomes de Matos camilo soares Caruaru Causos Paraibanos civilização Clemente Rosas David Hulak democracia Editorial Elimar Nascimento Elimar Pinheiro do Nascimento Eli S. Martins Encômio a SPP Estado Ester Aguiar Fernando da Mota Lima Fernando Dourado Fortunato Russo Neto Frederico Toscano freud Helga Hoffmann Ivanildo Sampaio Jorge Jatobá José Arlindo Soares José Paulo Cavalcanti Filho João Humberto Martorelli João Rego Lacan Livre pensar Luciano Oliveira Luiz Alfredo Raposo Luiz Otavio Cavalcanti Luiz Sérgio Henriques manifestação Marco Aurélio Nogueira Maurício Costa Romão Paulo Gustavo Política psicanálise recife Religião Sérgio C. Buarque Teresa Sales
todos os que estão neste jogo sujo não vai mudar nada porque já esta comprometido ! e se mudar temos que ter um codico penal mais severo com prisão perpetua para quem roubar um centavo publico, porem isso so vai acontecer com o povo tomando providencias.