Eli S. Martins*

Personagem do filme V de Vingança.

Personagem do filme V de Vingança.

Saudades

Saudades do Sergio Porto, o autor do Festival de Besteira que Assola o País – FEBEAPÁ.

 

A arena está pronta

Declaração do presidente do PT do Rio de Janeiro: “Tá na hora da militância e dos petistas responderem esses fdps [sic] … que querem achincalhar um partido e uma militância que melhorou a vida de milhões de brasileiros. Vamos pagar com a mesma moeda: agrediu, devolvemos dando porrada!”. Para completar o ex-presidente Lula declarou no Rio de Janeiro: “Quero paz e democracia. Mas eles não querem. E nós sabemos brigar também, sobretudo quando o Stédile colocar o exército dele na rua”. Democracia é assim, a gente dá porrada em quem pensa diferente.

 

Finalmente, a reforma

Declaração da executiva do PT: “A reforma política é essencial para nossa sociedade enfrentar a corrupção, superar a crise da democracia representativa e fortalecer a democracia participativa”. Não se trata de declaração de 2003, quando ascendeu ao poder, mas de 26 de fevereiro de 2015, depois que o povo saiu as ruas e o PMDB resolveu encaminhar a reforma política.

 

Cara de Pau

A Dona Dilma, junto com Lula, disse que a culpa da corrupção na Petrobrás é de FHC (sempre ele), pois não a combateu nos anos 1990. Dessa forma ela vai chegar na construção de Salvador no século XVI que, segundo Eduardo Bueno, foi construída por meio de licitações ilícitas. Se a corrução tivesse sido combatida corretamente naquela época não teríamos a corrupção na Petrobrás. Mais ridículo que isso é impossível. A mulher pensa que o povo brasileiro é imbecil. O pior é que tem gente que acredita e defende esta ideia estapafúrdia.

 

Grosseria

A mulher é demais. Recusou receber as credenciais do novo embaixador da Indonésia quando o dito cujo já estava no Planalto. Alguém já avisou a dona Dilma que todos os requisitos legais foram cumpridos pela justiça da Indonésia, no caso da pena de morte do Brasileiro?  Que os países têm leis distintas? Que o Presidente da Indonésia não tenta mudar as decisões da Justiça, como ocorre no Brasil? E que o brasileiro executado era um marginal e não um herói?

 

Zorra total

Agora é de verdade. O Brasil se tornou o país do carnaval. A escola vencedora do carnaval carioca foi financiada pela ditadura da Guiné Equatorial, cujo ditador se encontra no poder há 35 anos. Só pode ser gozação. Mas não é, não foi.

 

Unger de volta

O novo Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos – SAE, é o ex-ministro Mangabeira Unger, o mesmo que declarou que a Amazônia é “uma coleção de árvores” e que o destino dos indígenas deveria ser o de se integrar à nossa cultura e se transformar em produtores de mercadoria (Entrevista na FSP, 07/2010). Dizem que seu padrinho, já que o homem não tem voto no Congresso, é Lula. Kátia Abreu agradece. Cresce o time dos ministros contra o meio ambiente.

 

Rombo

O valor da malversação de recursos públicos na Petrobrás deve alcançar algo em torno de 60 bilhões. Para Graça Foster, ex-presidente da empresa, mais ainda. O atual presidente, que quando no BB conseguiu empréstimo de pai para filha para uma “dondoca”, diz que não passa de 6 bi. Isso nas gestões dos presidentes Lula e Dilma. No mandato de Lula, Dilma Rousseff era presidente do Conselho de Administração da Petrobrás que, por força da lei das sociedades anônimas, tem responsabilidade direta pelos prejuízos gerados à estatal. Como fugir do crime de responsabilidade culposa contra a probidade administrativa?

 

 O roubo seria maior

Fala de meu vizinho padeiro: “Imagine o tamanho do rombo se tivéssemos ainda todas aquelas empresas estatais como a Vale, a Embraer, as telefônicas. Um governo autoritário e corrupto adora empresas estatais. Agora a gente sabe porque.”

 

Pizza à vista

Há sinais de que a lava jato perderá seu poder de fogo. Renato Duque, protegido de José Dirceu, citado por diversos relatores como tendo recebido propinas, teve sua prisão solicitada rejeitada pelo Supremo. O ministro de justiça teve diversos encontros suspeitos com advogados de empresas e, em um deles, um dos empresários prestes a solicitar delação premiada recuou no dia seguinte. O procurador da justiça a quem cabe solicitar ao STF as investigações complementares ou apresentar denúncias, desistiu destas ultimas. E mais: ainda teve encontros não constantes de sua agenda com o ministro da justiça e com o vice presidente. A questão é saber até que ponto vão conseguir tornar inócuas as investigações sobre o maior escândalo de corrupção no mundo.

 

 

 

* Observador anônimo da política.