Estes adjetivos duros e contundentes foram pronunciados pela Ministra Carmem Lúcia do Supremo Tribunal Federal na sua votação favorável à prisão do senador líder do governo Delcídio Amaral. De acordo com a ministra, o chamado mensalão foi a vitória do cinismo sobre a esperança e agora “o escárnio venceu o cinismo”. A conspiração do senador Delcídio para obstruir as investigações, impedir a delação premiada de Nestor Cerveró, inclusive com a compra do seu silêncio, e organizar a sua fuga da prisão, é uma das peças mais lamentáveis da história política do Brasil. Os diálogos das transcrições da conspiração divulgados agora são estarrecedores e mostram que os possíveis envolvidos no escândalo descoberto pela Operação Lava Jato estão dispostos a tudo para escapar da prisão e da indignação da sociedade. A prisão do senador foi solicitada pelo Procurador Geral da República e aprovada pela unanimidade dos membros da segunda turma do STF-Supremo Tribunal Federal. O PT-Partido dos Trabalhadores se apressou em se distanciar da iniciativa do senador petista, como se a trama fosse uma iniciativa individual e isolada de Delcídio. Apenas o senador Delcídio temia a delação premiada de Cerveró? E ele contava com tanto dinheiro para comprar o silêncio do prisioneiro? E tinha tanta influência e poder de convencimento e dispunha de tanta logística para organização de uma fuga espetacular da Política Federal? A verdade é que a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Planalto e a cúpula do Partido dos Trabalhadores tremem com o poder destrutivo da deleção premiada de Nestor Ceveró, principalmente no que se refere à fraude da compra da refinaria de Pasadena.
Postagens recentes
-
A turbulência de céu clarodez 20, 2024
-
Balanço positivo de fim de anodez 20, 2024
-
Venezuela: suspense numa autocracia caóticadez 20, 2024
-
Chuquicamata, Patagônia, Índios Alacalufesdez 20, 2024
-
Com a Palavra, os Leitoresdez 20, 2024
-
Ceia Natalina, Proust e Polarizaçãodez 20, 2024
-
Última Páginadez 20, 2024
-
O acordo que pode transformar o Brasildez 13, 2024
-
Um islamismo com temperança e liberdade?dez 13, 2024
Assinar Newsletter
Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em seu e-mail.
comentários recentes
- helga hoffmann dezembro 17, 2024
- sergio c. buarque dezembro 17, 2024
- sergio longman dezembro 15, 2024
- helga hoffmann dezembro 13, 2024
- Marcos Conforti dezembro 12, 2024
Alcides Pires A Opinião da Semana Aécio Gomes de Matos camilo soares Caruaru Causos Paraibanos civilização Clemente Rosas David Hulak democracia Editorial Elimar Nascimento Elimar Pinheiro do Nascimento Eli S. Martins Encômio a SPP Estado Ester Aguiar Fernando da Mota Lima Fernando Dourado Fortunato Russo Neto Frederico Toscano freud Helga Hoffmann Ivanildo Sampaio Jorge Jatobá José Arlindo Soares José Paulo Cavalcanti Filho João Humberto Martorelli João Rego Lacan Livre pensar Luciano Oliveira Luiz Alfredo Raposo Luiz Otavio Cavalcanti Luiz Sérgio Henriques manifestação Marco Aurélio Nogueira Maurício Costa Romão Paulo Gustavo Política psicanálise recife Religião Sérgio C. Buarque Teresa Sales
Ciente de que praticamente todos os partidos fortes do Congresso estão implicados na Lava-Jato, cheguei a temer que a meio do processo tudo acabasse em pizza, como é de hábito na nossa tradição política. Todos que devem e temem ser punidos fazem o que podem para bloquear o andamento do processo. O STJ e o conjunto das instituições empenhadas nas investigações estão dando um exemplo de integridade democrática que me infunde ânimo e admiração. Espero que tudo vá ao limite da verdade, quando afinal saberemos quem são os responsáveis supremos por todo o sistema de rapinagem sem precedente na história deste país tão afeito a crimes dessa natureza.
E olha que quando a Ministra Carmen Lucia usou essas palavras (substantivos, aliás),”agora constata-se que o escárnio venceu o cinismo”, o Senador Delcidio do Amaral (e líder do governo no Senado) ainda não tinha dito ainda que queria ajudar Cerveró por uma “questão humanitária”. Que o Brasil informe à ONU esta “ajuda humanitária” que o país está prestando ao mundo!
A corrupção está impregnado na cultura, não só do Brasil mas do mundo. A corrupção é fruto da falta de ética, essa que pouquíssimas pessoas possuem. A corrupção não tem q ser tratada somente no âmbito político, mas deve ser tratada em todas as relações humanas. Corromper vem do latim corrumpere q significa destruir, estragar. Então corrupção é a destruição do sistema. Qual sistema nós vivemos ? Em qual sistema queremos viver ?
O que mais extasia, foi ver, via tv, a sessão do Senado onde se resolvia apoiar a prisão ou soltar o preso, ( no caso o senador) a angústia de de um grande número de senadores temerosos quanto ao voto aberto. Venceu a dignidade. O voto foi aberto e o senador mantido na prisão.
Não diria dignidade, mas um mínimo de vergonha na cara – ante tão escancarado escárnio – haja visto a expressão de desânimo e desespero que alguns dos senadores demonstraram, contando os dias ou talvez minutos, para também serem -merecidamente – conduzidos à breve carceragem.
Todos deveriam ser condenados por genocídio, pois as montanhas de milhões e bilhões surrupiados, estão dizimando, nas ruas, nos hospitais, na criminalidade, na seca e nas enchentes, nas obras faraônicas nunca terminadas, milhares de vidas de brasileiros que sucumbem ante roubalheira nunca antes vista nesse Brasil.
Que lá na cadeia apodreçam .