Inami S. Magalhães
Autora do site mais visitado da América Latina

 Mulher negra - autor desconhecido.

Mulher negra – autor desconhecido.

Uma coisa é clara, a situação é obscura. Meu amigo, filósofo de rua.

O Antagonista tem razão. Ou Temer aprova as medidas necessárias para superar a recessão econômica, ou renuncia. E aí, apertem os cintos, pois entraremos em zona de alta turbulência.

O país derrubou a ditadura, venceu a hiperinflação, tem reduzido a pobreza e combate de forma corajosa a corrupção, diz Miriam Leitão. E não é que ela tem razão, o País melhorou no último quatro de século?

O PT era a UDN de tamanco e macacão. Atualização da frase de Brizola.

Só para esclarecer. O impeachment é um instrumento de defesa contra a irresponsabilidade do presidente constante em todas as nossas Constituições, desde 1891. Nenhuma novidade, portanto.

Eu tive 54 milhões de votos, diz a Dilma. Será? Aparentemente, quem teve 54 milhões de voto foram Dilma e Temer. Ela o escolheu justamente porque líder de um partido com a maior capilaridade nacional e presença não apenas na totalidade do território, mas sobretudo em segmentos sociais que ela não tinha grande presença, com objetivo de ampliar seu volume de seus votos. Sem contar os 8 minutos a mais de TV. O tempo de TV não conta nada?  É a opinião de minha cabelereira.

Em caso de impeachment meu vice vai governar com um programa que não foi eleito, diz em certo momento a Dilma. Os eleitores de Dilma votaram por um programa de ajuste tentado pelo Levy, seu primeiro ministro da Fazenda? E que começou cortando o seguro desemprego dos trabalhadores!

Opinião de meu marido de aluguel. Dona Dilma é medalha de ouro na invenção. Inventou um tal de centro democrático, do qual participaria Temer. Mas eis que de repente, mais que de repente, o centro democrático virou apenas centro. Neste centro democrático ocupava lugar de liderança personalidades democráticas como Jader, Renan, Maluf e Sarney. Sem dúvida figuras democráticas impolutas.

O pessoal ficou horrorizado. Dilma dizia toda hora. “Se o Senado votar em meu favor é uma instituição democrática, caso contrário, é uma instituição golpista”. Quase que dizia: Eu sou a verdade. E quem está contra mim é a mentira.

Outra invencionice. O impeachment só ocorreu porque o seu Cunha quis. Por vingança. E os 367 deputados que votaram a favor do impeachment eram todos subalternos ao Cunha? A Presidente teve apenas 167 votos. Alguém pode governar com esta base?

Disse a Dilma: “Eles não me obrigaram a me suicidar como o Getúlio, porque tem uma democracia aqui, que lutamos para construir”.  E se pode suicidar outro que não a si próprio? Uai, o golpe da democracia nela mesma? Tem esta também?

Muita gente não sabe o que é pedalada, afora a da bicicleta. Mas é simples, pedalada é um eufemismo para fraude. Simplesmente isso, fraude, diz o jurista.

Até minha massagista sabe disso. Como criar um diálogo com 35 partidos, como se construir uma maioria com quase 10 partidos? A fragmentação partidária cresce desde a proclamação da nova Constituição. No começo eram seis. Os governos petistas nada fizeram, e só agora foram perceber a armadilha que é a abertura excessiva do leque partidário. O PT teve 13 anos para fazer e não o fez, chegou a prometer um plebiscito em 2013, e nada.

Ou se instala a moralidade ou nos locupletamos todos, já dizia o autor do FEBEAPA – Festival de Besteira que Assola o País, Stanislaw Ponte Preta (Sergio Porto).

***