Trotsky.

 

Cem mil pessoas seguiram o cortejo fúnebre de Leon Trotsky na Cidade do México, onde vivia exilado, numa homenagem póstuma a um dos políticos e intelectuais mais brilhantes e incômodos do século XX. Exilado e perseguido pela implacável polícia secreta de Stalin, desde que foi expulso da União Soviética em 1929, Trotsky foi assassinado pelo stalinista Ramón Mercader que conseguira se insinuar como simpatizante, na fortaleza onde vivia o líder revolucionario.

Com um golpe de picareta de alpinismo, Mercarder atingiu diretamente o cérebro do qual germinavam ideias e análises políticas e textos literários fascinantes, força moral e política formada na condução da revolução, que ameaçavam a ditadura de Stalin. O filósofo alemão Walter Benjamin manifestou profunda emoção com a leitura de “Minha Vida”, autobiografia de Trotsky escrita no exílio,  e Bertolt Brecht, mesmo tendo ligação com o stalinismo, teria dito que “Trotsky bem poderia ser o maior escritor europeu do seu tempo” (Patrick Deville em Viva!).

No exílio, Trotsky padeceu a angústia de acompanhar, impotente, a execução pela máquina de Stalin de todos os líderes e dirigentes da revolução e a eliminação de toda a sua família, especialmente seus filhos, e dos seus seguidores politicos na União Soviética (submetidos a tortura e humilhação nos manipulados Processos de Moscou) e onde mais o trotskismo germinava, como na guerra civil espanhola. Lênin tinha morrido bem antes, Trostky foi expulso e Stalin ficou livre para promover a destruição em massa de homens superiores a ele em força moral, inteligência, cultura e formação política. Mas o “profeta banido”, expressão de Isaac Deutscher no título do terceiro livro da biografia de Trostky, era reconhecido mundialmente como personagem central na revolução russa (tanto ou mais do que Lênin), mobilizando figuras importantes do socialismo em vários países, convencidos da “degeneração burocrática” do sistema soviético.

No entanto, intelectuais e militantes de esquerda em todo mundo preferiam acreditar que todos esses dirigentes revolucionários tinham traído a revolução, a perceber a violência ditatorial de Stalin e o culto à personalidade. O poeta chileno Pablo Neruda, prêmio Nobel de literatura, utilizou sua influência para concessão de asilo político a David Siqueiros, muralista mexicano que liderou a primeira tentativa, fracassada, de eliminação de Trotsky. É surpreendente e mesmo incompreensível que milhões de pessoas no mundo inteiro tenham aceitado, justificado e até apoiado os julgamentos, as torturas, a humilhação e o fuzilamento de todos os líderes da revolução russa e de Leon Trotsky.

O mundo mudou radicalmente nesses 80 anos e o trotskismo não permite entender a complexidade da sociedade capitalista contemporânea e o “socialismo real”, que o próprio Trotsky denunciava como um socialismo burocrático, desmontou por conta das suas próprias contradições. Longe de pensar em “ditadura do proletariado” e em economia estatizada e centralmente planejada (como pensava Trotsky e Stalin), o humanismo dos socialistas neste século XXI deve ser democrático, tem que conviver e administrar o mercado e deve se apoiar num Estado provedor de serviços públicos, principalmente da educação pública de qualidade que ofereça igualdade de oportunidades. Se Trotsky vivesse hoje, provavelmente seria um destacado líder social-democrata.