Eli S. Martins*
“Crise é assim, tudo pode acontecer”
Franklin de Almeida (filósofo brasiliense)
A ESQUERDA TEM NOVO LÍDER
Em tempos de crise, de fato, tudo é possível. O novo líder da esquerda no Senado é o seu presidente. O mesmo que defendeu Collor, representa a maior força oligárquica de Alagoas, se envolveu em escândalos que já lhe retiraram da presidência do Senado, e é um dos mais importantes cacique do PMDB. Chamou a presidenta de ridícula por não falar no dia 1 de maio, disse que não dará trégua ao projeto de terceirização e lançou uma frente de defesa do emprego dos trabalhadores. Quem diria?
DIRCEU EXPULSO?
Em programa do PT na TV o presidente Rui Falcão declarou: o militante que for condenado será expulso do PT. Será que o Dirceu será expulso ? Não. Esta medida não serve para o passado, só para o futuro. Ou só serve para os componentes das correntes distintas da do presidente?
CONVITE AO ABISMO
Nas eleições passada, a presidenta disse que votasse nela para avançar nas conquistas. Deu no que deu: estamos na pior crise dos últimos 30 anos. Agora, no novo site, defende a aprovação dos ajustes para “avançar”, outra vez. Desta vez é para o inferno?
IGNORÂNCIA NÃO TEM LIMITES
“O diretor executivo do Fundo Nacional de Saúde convoca o senhor Helder Barbalho, ex-prefeito da prefeitura de Ananindeua, que se encontra em lugar incerto e não sabido, para retirar e atender a notificação”, diz o edital do Diário Oficial da União. A convocatória foi entregue na Prefeitura de Ananindeua, Pará. É isso mesmo o que o leitor está pensando, o diretor do Fundo Nacional de Saúde não sabe que o senhor Helder Barbalho, filho de Jader Barbalho, é o ministro da pesca. E trabalha (sic) a algumas poucas centenas de metro do FNS. Também, com 38 ministros e 23 mil cargos comissionados não tem quem decore.
REFORMA FRANKENSTEIN
Atrapalhação é o mote de Brasília, não bastasse a Rainha e suas tiradas, o presidente do Senado um dia desses colocou na pauta o tema da desincompatibilização. No meio do debate um senador pediu questão de ordem: “Se não votamos a eliminação da reeleição como podemos votar a desincompatibilização”. O presidente do senado, de raiva (ou vergonha?), suspendeu a sessão.
SE PUDEMOS COMPLICAR PORQUE SIMPLIFICAR?
Nunca se viu, antes neste país, governo tão atrapalhado como este. O professor Mangabeira foi convidado pela segunda vez para ser ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE). Desde o dia 5 de fevereiro trabalha em propor uma reforma para o sistema educacional brasileiro. No dia 22 de abril entregou o documento ao novo ministro da educação. No dia 24 deu publicidade ao dito cujo, sem que o novo ministro tivesse tempo de dizer o que quer que seja a respeito. Já tão fritando o Janine, pergunta me vizinho confeiteiro?
LAVA JATO: COMEÇOU O DESMONTE?
O que não falta em Brasília é gente querendo colocar a Lava jato no ralo: políticos, autoridades, empresários, advogados e lobistas. O STF soltou 9 empresários, inclusive o “presidente do clube. As delações vão diminuir. Derrota do Juiz Sergio Moro ou nossa, povo brasileiro?
OBRIGADO FHC, DIZEM OS PETISTAS.
É o que se escuta no Palácio do Planalto. Não apenas da rainha, mas também dos súditos. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é quem segura o PSDB no seu pedido de impeachment. Se não fosse ele….Crise é assim. De tudo acontece.
CANDIDATOS PRESIDENCIAIS. JÁ?
O governo fraco é assim, mal começa já tem candidatos a sucessão. No PMDB são três, e se bicam o tempo todo. Enquanto se bicam é bom para o Palácio. Por isso, a rainha cuida agora de agradar ao presidente do Senado. Com cargos gordos no segundo escalão. Bota gordo nisso. E contra a sua (dele) vontade. Ou será que depois de ser chamada de ridícula vai recuar?
SAUDADES DA DILMA
Como “tia” Dilma não fala mais em público (e, claro, de improviso) estamos impedidos de ouvir suas sábias e precisas sentenças. Mas, o Velhote do Penedo, sempre nostálgico, rememora uma das pérolas da “tia”, enquanto as novas, para gáudio de todos, não são produzidas:
“Eu quero, então, voltar aonde eu comecei. Eu vou falar agora que aqui tem 37 municípios. Eu vou ler os nomes dos municípios, porque eu acho importante que cada um de vocês possam (sic!) se identificar aqui dentro e por isso… Eu ia ler os nomes, não vou mais, Por que não vou mais? Eu não estou achando os nomes. Logo, não posso lê-los”. Nota divulgada pelo escritor Ronaldo Conde Aguiar. Excelente escritor, antigo sindicalista / petista e bem humorado.
TEM JEITO?
Com o sem Dilma o panelaço está sempre presente quando se trata de PT. Vide na terça feira o programa do partido na TV. Panelaço em 10 cidades. E sem Dilma. Lula consegue escapar dessa? Academia está fazendo. E discurso, continua. Mas tem novidades? Nenhuma. O último discurso em SP, no dia 1 de maio foi uma tristeza ímpar. Pouca gente, nenhum ânimo. Nem do orador.
* Observador anônimo da política.
São bem-humorados seus ecos de Brasilia. Cutucadas leves, não chegam a machucar -acho – mesmo quem não concorde 100% com elas. Será mesmo que é só o FHC que é sensato no PSDB? Acho que são só os deputados que tendem para impeachment, esses mesmos que cometeram estelionato eleitoral ontem, ao votar contra a MP665: ou o PSDB não defendeu ajuste fiscal durante a campanha eleitoral de outubro de 2014?
Sabem aquele dito que fala de ” tudo junto e misturado “? Está, aí. a realidade de nosso país, no atual governo, mostrado magistralmente em cada tópico do seu escrito. Uso mais uma citação, que desconheço o autor: ” seria cômico se não fosse trágico “.
Fino humor, aguda percepção. Destaco a nota “Dirceu expulso?”: o Pt aposta na fraca memória política dos brasileiros; a mesma crença que o faz afirmar das descobertas de falcatruas na Petrobrás que ‘todas as doações a campanhas eleitorais foram recebidas e contabilizadas conforme a legislação em vigor’, poucos anos após defender-se do mensalão garantindo que tudo foi ‘só’ (!) caixa 2 eleitoral.