Na América Latina, a partir do Concilio Vaticano II em 1961-65, a Igreja voltou seu olhar sobre os conflitos materiais do homem, sobretudo com a Teologia da Libertação. Havia uma ação pastoral para além do cuidado com o espírito, onde a Igreja buscava se alinhar com as forças laicas envolvidas com a libertação de injustiças sociais. A proximidade com uma práxis marxista assustou o Alto Clero do Vaticano e o Cardeal Ratzinger, papa Bento XVI, teve a missão de esmagar essa “primavera” cristã, perseguindo padres envolvidos com a Criação das Comunidades Eclesiais de Base, Direitos Humanos, Pastorais da Terra e outros padres operários que viviam militando um cristianismo comprometido com mudanças sociais e organização política dos excluídos. No Recife, logo após a visita de João Paulo II, a comunidade católica haveria de amargar o efeito dessa guinada à direita, com a troca de Dom Hélder (chegara o momento da sua aposentadoria), por Dom José Cardoso, um burocrata de limitada estatura intelectual que veio para fazer valer a autoridade dos cânones da Vaticano.  O Papa Francisco se inspirou em São Francisco de Assis para orientar seu papado. São Francisco de Assis, relatam os historiadores da Igreja Católica, através de uma “experiência mística” ouviu o chamado de Deus para renovar a Igreja abolindo a corrupção, a luta pelo poder político e o distanciamento do povo. Será que estamos diante de uma renovação da Igreja, nos moldes da experiência progressista dos anos 60-70?

 

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