Mais de 50 anos depois do rompimento de relações e do embargo econômico e quase 25 anos do final da guerra fria, Estados Unidos e Cuba reataram, finalmente, as relações diplomáticas, encerrando um longo ciclo de completa insensatez política e diplomática. Ao anunciar a normalização das relações diplomáticas e o alívio de diversas sanções, o presidente Barack Obama disse que a mudança representa o “fim de uma política obsoleta” e fracassada. Um pequeno gesto de grande poder simbólico e uma leve rachadura no jogo de poder nas Américas que pode abrir uma incontrolável avalanche política em Cuba. Apesar da resistência dos exilados cubanos de Miami, que se beneficiam do isolamento da Ilha, e de líderes do governo cubano que utilizam o anti-imperialismo como bandeira de legitimação política, a quebra do embargo econômico e comercial já começou e deve se acelerar. Esta tardia inserção de Cuba na diplomacia e no comércio continental deve aliviar as dificuldades econômicas, dinamizar a economia e melhorar as condições de vida dos cubanos, ampliando o poder de comunicação global, com seus conhecidos efeitos na política. Estas mudanças devem ser acompanhadas de uma inevitável reestruturação e parcial desestatização da economia e da democratização das instituições políticas de Cuba. Obama ganha reconhecimento internacional pela eliminação desta excrecência política e diplomática, e Cuba ganha pela abertura de um novo ciclo político e econômico no país com desdobramentos positivos na vida dos cidadãos cubanos. O ritmo e a intensidade dos desdobramentos desta pequena rachadura dependem da capacidade dos dirigentes cubanos na gestão das mudanças e na renovação da estrutura política de Cuba, controlando o processo e evitando uma crise e desorganização econômica e política.
Postagens recentes
-
O tarifaço e as eleições presidenciais – Editorialjul 17, 2026 -
Notas Sobre “Uma Infância Nazista”jul 17, 2026 -
As chuteiras de Donald.jul 17, 2026 -
Tecnologia: Não confunda a minha cabeçajul 17, 2026 -
Irã, a ingenuidade de Tom Altman no Opera Mundijul 17, 2026 -
-
Davi E Goliasjul 17, 2026 -
Última Páginajul 17, 2026 -
O jogo agora é outro – Editorialjul 10, 2026
Assinar Newsletter
Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em seu e-mail.
comentários recentes
- Glaucio pessoa de vasconcelos julho 20, 2026
- elimar nascimento julho 20, 2026
- Jardean julho 20, 2026
- helga hoffmann julho 19, 2026
- SÉRGIO ALVES julho 18, 2026
A Opinião da Semana Brasil Clemente Rosas crônica cultura David Hulak democracia Direitos Humanos Donald Trump Editorial Eleições 2026 Elimar Pinheiro do Nascimento Eli S. Martins Estados Unidos Fernando da Mota Lima Fernando Dourado Fluxo da Historia FluxoDaHistoria Frederico Toscano freud Geopolítica Helga Hoffmann História do Brasil instituições Ivanildo Sampaio José Paulo Cavalcanti Filho João Humberto Martorelli João Rego Literatura Luciano Oliveira Luiz Otavio Cavalcanti memória Paulo Gustavo Penso Logo Duvido PensoLogoDuvido Política política brasileira Política Internacional Relações Internacionais RevistaSerá Revista Será? STF Sérgio C. Buarque Teresa Sales Trump
O editorial da RevistaSera analisa de forma correta o significado histórico do gesto do Presidente Obama, resta uma analise mais detalhada de quais as conseqüências para os diferentes agentes politicos que poderão ser beneficiados ou prejudicados com essa importante decisao.