Sábado passado, a Revista Será? completou o seu sexto ano de atividades ininterruptas semanais. A Revista é um esforço de um grupo de intelectuais que, no mar de informações superficiais fragmentadas que circulam nas redes sociais, decidiu produzir textos que provocassem a necessária reflexão para a possível apreensão da nossa realidade política, econômica e social.
Os principais temas da contemporaneidade estiveram presentes em textos em nossas “páginas”, analisando, interpretando, e muitas vezes espelhando sofrimento pela terrível irracionalidade que os radicalismos ideológicos vêm impondo, seja pela força da violência, seja pela intolerância com relação à diversidade humana. Isso, em pleno Século XXI, onde a comunicação e a interação entre as pessoas se dão de forma instantânea, e em cadeia global. Paradoxalmente, nunca a humanidade teve condições tecnológicas tão favoráveis à paz e à rica superação de barreiras culturais entre as nações. O conhecimento de todo o processo civilizatório está ao alcance de um clique, enquanto o obscurantismo, fruto da ignorância, insiste em eclodir a cada guerra, a cada conflito, desafiando-nos.
A música e a literatura perpassaram também nossa trajetória, para nos lembrar que a arte expressa sempre, de forma sublime, a reinvenção de nossa existência.
Sigamos em frente!
Os editores
Recife, 18 de outubro de 2018
Fico muito honrado em pertencer à família “Será?”, que me acolheu com tanta hospitalidade e benevolência. No que depender de mim, vamos seguir adiante porque tenos muito do que nos orgulhar e bastante a contribuir. De 2019 em diante, então, talvez mais do que nunca.
Abraço para todos,
Fernando
Viva! Parabéns pelo aniversário. Espero que continue sendo o belo espaço do debate educado e tolerante, em torno do lema que me atraiu à primeira vista: ‘PENSO LOGO DUVIDO’