Pages Navigation Menu

Penso, logo duvido.

Carta aberta a Lula – Ricardo Pereira Silva

Ricardo Pereira Silva *

Ex-presidente Lula.

Ex-presidente Lula.

“São 300 picaretas com anel de doutor”. Lula, você lembra que, há cerca de 30 anos,era assim que você se referia aos deputados federais, o que parecia trair o seu sentimento de inferioridade por não ser um “doutor”? Pois é, Lula, o que percebemos agora é que você se destaque entre os picaretas.

Não me refiro aos 30 milhões de reais que você recebeu das empreiteiras envolvidas no escândalo da Petrobras à guisa de “pagamento por palestras” para ensinar ao mundo os “milagres” que você diz ter feito no Brasil . Não me refiro às manobras que envolveram a aquisição de seu apartamento de Guarujá e o seu sítio de Atibaia, em conluio com as mesmas empreiteiras. Eu me refiro ao roubo da esperança que você perpetrou em milhões de pessoas que acreditavam em você. Em milhões de pessoas de origem humilde, iletradas e nordestinas como você. Você também roubou dos meus amigos petistas a capacidade de discernimento e usurpou seu livre arbítrio.

Os meus amigos petistas são poucos mas são bons! São bons homens, boas mulheres, bons pais, bons filhos. É gente que trabalha duro como você não parece ter feito na vida. É gente que estuda e valoriza o estudo, o que você sempre desprezou. É gente honesta, de caráter, de princípios corretos, que jamais aprovaria suas falcatruas se não estivesse “enfeitiçada” por você. A outra possível explicação para eles continuarem lhe apoiando é o fato de não quererem passar o atestado de que são pessoas de boa fé e que foram enganadas por você e seu partido durante tanto tempo.

Só existem estas duas razões para explicar porque alguém inteligente, culto, informado e honesto como meus amigos petistas continuariam a lhe apoiar.
Você poderá ser perdoado pelo povo brasileiro pelos desmandos materiais. Eu, no entanto, tenho muita dificuldade em lhe perdoar pelo mal que você fez ao grupo de milhões de desvalidos e ao grupo de duas ou três dezenas de amigos meus que continuam simpatizando com o PT!

*Professor de Cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará

8 Comments

  1. Faço minhas as suas palavras! Quantos amigos, muito queridos, ainda o defendem e continuo sem entender o porquê! Não os confronto pois os prezo e os respeito, mas a desilusão é grande!
    O mal que este senhor fez com a esperança do povo brasileiro é irretratável! E quando ouvem, não só a este senhor, mas também a sua cria, como uma panfletagem de sofismas, com arrogância, como se estivessem em comícios, sinto meu coração apertar pela realidade que eles não conseguem enxergar.

  2. Infelizmente, nós todos temos amigos que ” se enfeitiçaram “m coma conversa do ex-presidente e, são pessoas idôneas, de caráter inquestionável mas, acredito, não querem ” dar o braço a torcer, como diz o adágio.
    Parabéns pelo artigo.

  3. Caro Ricardo Pereira Silva: Concordo com os pontos centrais da sua carta, salvo um igualmente importante: Procurando compreender e desculpar seus amigos que ainda apoiam Lula e o PT, apesar de todas as evidências irrefutáveis que você próprio menciona (apenas algumas, já que são muitas) na sua carta, você inocenta todas essas pessoas. Você trata seus amigos impermeáveis aos fatos e à mera dúvida razoável como se fossem vítimas indefesas de um feitiço chamado Lula. Você acredita de fato que seus amigos apologistas de todo esse projeto de corrupção que mergulhou o Brasil na sua mais grave crise política são incapazes de autonomia ética e intelectual, portanto de discernimento crítico?
    Tenho amigos que insistem em proceder do mesmo modo, sem contar a maioria dos intelectuais e instituições, como a universidade, da qual sou parte. Compreendo suas motivações irracionais, o que não me impede de discordar deles e combatê-los, como tenho feito dentro dos limites da minha condição de brasileiro comum.
    Mas acredito que importa frisar claramente este fato: somos todos responsáveis pelas ações políticas e morais que praticamos. Para mim é inconcebível atribuir a algum imponderável “feitiço” de Lula o silêncio, a cumplicidade, conivência ou participação ativa que muitos têm nesses crimes.
    Numa coisa continuarei fiel ao princípio epistemológico e ético do Iluminismo enunciado por Kant: sapere aude. É dever ético do ser autônomo, dono de sua consciência e razão, ousar saber e aceitar as consequências do que sabe. Nenhum de nós é inocente ou menor tutelado pelo poder ou feitiço de algum poder heterônimo.
    Você acaso não se dá conta de que seu argumento geral supõe que todos que foram enganados ou iludidos por Lula não passam de crianças indefesas? Não estou entre eles, pois nunca votei em Lula nem no PT. De qualquer modo, recusaria essa compreensão paternalista em minha defesa. Quero e devo ser tratado como um adulto responsável, assim como todos os seres humanos.
    O fato de todos os seus amigos serem portadores das virtudes que você ressalta não os impede nem impede ninguém de incorrer em erros graves. Pelo visto, você subestima a natureza complexa da irracionalidade humana. Pessoas virtuosas e idealistas (conheci e conheço ainda muitas) defenderam o totalitarismo stalinista. Idem para os alemães que elegeram Hitler. Idem para os italianos que elegeram Mussolinni. Idem para os brasileiros que apoiaram a ditadura militar brasileira, a mais recente e outras. O mais perturbador na natureza humana é isso, meu caro Ricardo Pereira: os que praticam o mal ou o justificam são seres humanos como você e eu. Em suma, somos agentes responsáveis pela natureza ética e política de nossas ações com todas as imperfeições humanas que tais ações supõem.
    Atenciosamente,
    Fernando da Mota Lima

  4. Ricardo Pereira Silva, sua é a expressao da verdade. – nunca votei nos candidatos desse PT porque nunca me pareceu um partido que fosse capaz de indicar um nome para presidente da republica a autura dos anseios do povo brasileiro, aí está o resoltado de tanto sacrificios dos militantes dessa agremiacao, Deles que até hoje com todo esse descalabros administrativo ainda acreditam dessa goja que só suberam roubar o dinheiro público que sabemos ser oriundo dos impostos que pagamentos e o pior usam e abusam tudo em detrimento do povo sofrido desta Nação. Meus parabens pela belissima carta – Deus olumine seus caminhos e te conceda muita felicidade.

  5. O que me causa espanto sem dúvida, é que estes fatos de rejeição,tanto ao Ex-Presidente Lula, quanto a atual Presidente Dilma Rousseff, surjam apenas e tão somente, em momentos angustiosos, em que o Brasil e a Democracia brasileira são vítimas de ações malignas, dolosas perpetradas por políticos que não detêm o mínimo de ética,e, moral, para julgar quem quer seja. Mormente, a Presidente Dilma Rousseff. Em que contra a mesma,não consta nenhum crime! E outra, querer macular a imagem do Ex- Presidente Lula, é negar o que é óbvio. Como por exemplo, o grande avanço tido pelo Brasil em todos os setores, durante os governos do Ex-Presidente Lula. Que não só chamou a atenção da nossa própria população, mas, até mesmo, aos olhos estrangeiros.O que me leva a crer sem dúvida, que neste ato do Caro Ricardo Pereira Silva, exista uma ‘ponta de ciúme.’ Que de certa forma,foi gerada pelo sucesso incontestável, obtido pelo Presidente Lula, dentro e fora do País. Abraços fraternos.

  6. Belo texto!

  7. Não adianta caros amigos. Em qualquer lugar que estejamos,vai aparecer um petista,tentando explicar o que não tem explicação. Como se tem coragem de afirmar que o canalha do Lula,fez um bom governo. E,para finalizar,ainda defende essa Dilma. Da licença! Vocês são muito cara de pau.

  8. Caro Dr. Ricardo: Parabéns pelo texto lúcido e atual! Concordo com tudo que tem lá! Removeremos o Lulo-PTismo deste País.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *