27 de outubro de 2013
Em junho de 2009 eu perdi o São João em algum interior de Pernambuco, para atender a um convite de Flávio Carvalho, olindense radicado em Barcelona e um dos líderes das organizações de brasileiros na Europa. Fiz a palestra de abertura para pouco mais de cem participantes, brasileiros imigrantes, líderes comunitários de vários países da Europa. Fiquei contente com o convite para dar o meu recado de anos de pesquisa a um público não acadêmico, em sua luta por direitos. Pelos dados do Itamaraty, eram então 86 associações na Europa, 66 nos Estados Unidos, 70 no Japão.
Sabia da tradição de festa de rua no São João de Barcelona. Feriado no dia do Santo, como no Nordeste brasileiro. Em 1978 estava lá de férias com meu marido e naquela época foi uma grata surpresa para nós. Fogueiras nas casas mais afastadas da grande metrópole, não como as nossas, mas com móveis velhos. Músicas típicas espanholas tocadas por bandas em determinados espaços do centro da cidade e muita gente na rua dançando, tomando Cava (uma bebida tipo champagne, acondicionadas em grandes tonéis com gelo) e comendo a Coca de San Juan (uma espécie de torta coberta de frutas cristalizadas). Bebida e comida próprias para a data, como aqui as comidas de milho.
Naquele longínquo São João, dançamos até acabar a música, bebendo a tal cava na boca da garrafa, como os demais. Quando voltamos ao hotel já não encontramos taxi nem metrô. Fiz igual Sinhá Vitória de Vidas Secas: descalça e segurando a sandália de salto na mão.
A festa, o feriado, a animação eram iguais 31 anos depois. Mudara o local – não mais no centro da cidade e sim a área reconstituída do porto – e as músicas. Na Europa povoada de imigrantes, a diversidade musical era enorme. Pode ter sido uma percepção enviesada, mas aos meus ouvidos predominavam músicas brasileiras, sobretudo o Maracatu, o que não seria novidade. Os brasileiros têm espalhado nossa cultura mundo afora.
Chego finalmente ao tema da crônica enunciado no título. Fiquei hospedada entre a Sagrada Família de Gaudi e uma Casa de Touros, pela qual passava diariamente a caminho do metrô. Acabado o Encontro, fiquei mais um dia em Barcelona. Haveria uma tourada nesse sábado. Sempre quis assistir a uma tourada: por Seu Manolo, meu sogro, nascido no povoado de Gajate na Galícia; e pelos belos poemas de João Cabral de Melo Neto. Verão, com o sol se pondo pelas dez da noite, os preços variavam progressivamente entre áreas de sol, meio sol meio sombra, totalmente sombra. Apostei na hipótese do meio, contando com a sorte para que fosse mais sombra que sol. Acertei.
Fui sozinha e cheguei logo que abriram os portões para pegar bom lugar nas arquibancadas. Levei comigo uma caixa de Café Crème.
Quando Seu Manolo ia nos visitar em São Paulo, velho comerciante aposentado, ele gostava de me acompanhar nas compras de mercado e na feira. E me contava muitas histórias, algumas que nem seus filhos sabiam. Seus olhos brilhavam ao falar das touradas, que, nos períodos de férias na Espanha, ia com seu cunhado, Jesus. Seu Manolo não fumava, mas para as touradas, cada um levava dois charutos no bolso.
Fiquei razoavelmente próxima da banda de música, que tocava Paso Doble nos intervalos. E bem próxima de uma senhora que levara castanholas e por sua conta acompanhava a música. O espetáculo é lindo! O colorido das roupas dos toureiros, o bailado imortalizado por João Cabral! Poucas vezes na vida me entreguei tão completamente a uma apresentação como aquela.
Olhava também os homens mais velhos à minha volta, que eram maioria. Não sei precisar em qual momento, mas houve dois em que eles tiraram seus charutos do bolso. Acompanhei-os com minha cigarrilha.
A música levou-me por vezes às nossas bandas de música brasileiras, de ritmo e melodias tão ibéricos. Vi-me em Bezerros, na casa de tia Lilia, irmã de meu avô, todos na calçada da rua da Matriz vendo a banda passar. Banda é alegria. Mas naquele dia, a alegria de meu pai deve ter sido parecida com a minha em Barcelona, carregada de lembranças antigas. Ele tirara o lenço do bolso para enxugar as lágrimas.
Chorei em muitos momentos, com uma emoção que renasce agora enquanto escrevo e ouço o Paso Doble que comprei na saída. O filho de Seu Manolo compartilharia daquela emoção.
Teresa, e quem ganhou a tourada? O toureiro ou o touro? Acho que adoraria a festa, mas não gostaria de ver a luta entre os dois animais! Teria pena do toureiro e teria pena do touro!
Gostei da crônica. Queria comentar que, no meu sentir/entender,a possibilidade/necessidade de descontinuação das touradas deveria ser discutida com a população até se conseguir suprimi-las, assim como as vaquejadas.
Teresa,
Acabei de ler sua crônica.
Muito bonita!
Abraços
Tereza
Li a crônica e curti bastante
Tb vi tourada, só que em Madrid, e tb achei espetáculo emocionante.
Bj
Cecilia
Nao entendi esta materia.
A sra. Tereeza Sales nao escreveu nada sobre as inaceitaveis, as absurdas e desumanas touradas e ela assistiu este assassinato dos touros.
E ela foi convidada para falar sobre DIREITOS .
Devia ter falado sobre os DIREITOS do TOUROS.
Este assassinato e desumano demais.
As religioes catolica, evangelicas , os espiritas deviam pressionar o governo espanhol sobre estes constantes assassinatos.
E ainda teve ” comentarista ” que gostou da materia .
E repugnante esta barbaridade em pleno Seculo XXI .
EU sempte torco pelas VITORIAS dos TOUROS.
Lamentavel e triste.
Este passeio da sra. Teresa Sales , foi bom para ela , comeu e bebeu do melhor.
E tambem e lamentavel que teve ” comentaristas ” gostaram desta ” materia ” .
Isto e Brasil.
ITO CAVALCANTI
Rancho Cordova , California, U.S.A..
Ito, torcer pelo touro é desanimal!
Ester, fui para a arena de touros tal como vou para estádios de futebol: um olho no espetáculo, outro na plateia. Infelizmente não encontrei o bloquinho onde anotei detalhes da tourada. Ainda hei de achá-lo para fazer essa crônica mais completa.
Lourival, desde janeiro de 2012, as touradas estão proibidas em toda a Cataluña. Agora, como diria um amigo malagueño de meu sobrinho, os touros têm de morrer nos abatedouros e virar hamburguers do McDonalds.
Bom saber dos amigos (Zelito, Cecília e César) que leram.
Ito, o texto que você leu é uma crônica e não um artigo nem um ensaio. Da tourada retirei a beleza e minha emoção. Sugiro, para você entrar no espírito da crônica, ler os poemas de João Cabral de Melo Neto, um de nossos grandes poetas brasileiros.
Como leio todas as matérias da “revista Será?” às vezes me incomoda muito, Ito, ver o seu entusiasmo com os Estados Unidos e seu desprezo pelo Brasil. Olhe mais à sua volta, leia a imprensa americana, e verá que o país que você escolheu como seu também tem suas mazelas. Basta ver o recalque acumulado que se expressa com tanta frequência nos assassinatos de inocentes, facilitado pela renitência dos governantes em mudar a lei que permite a qualquer um portar armas. Sem falar na corrupção institucionalizada pelos lobies, uma das maiores do mundo. E a crise mundial que ainda afeta vários países do planeta, veio de onde? É mais desenvolvido economicamente que o nosso, é AINDA o mais rico do mundo. Mas quem sabe como será a geopolítica mundial ao tempo de nossos bisnetos? A História ajuda a compreender isso. Por fim, não lhe digo tudo isso sem conhecimento de causa: fui por duas vezes visiting scholar do MIT e uma vez de Harvard.
Realmente não consigo entender (não interessa se é crônica ou não). Acho impressionante as pessoas pagarem um fortuna e ainda conseguir relaxar e se emocionar às custas de uma tourada, onde um animal é sacrificado para o deleite dos humanos. Concordo com o Ito e desprezo ou não pelo Brasil não é argumento para desabonar o que ele escreveu. Outros absurdos cometidos contra animais ou violência contra pessoas também não justifica a crueldade e desumanidade desse deprimento espetáculo chamado “tourada”. Virar hamburguer também não é justificativa, aliás é repulsivo. Falar sobre “direitos” ficou realmente incompeensível e o vermelho do sangue do touro morto deve ter ajudado a embelezar mais ainda o colorido da roupa dos toureiros.
TERESA SALES , permita-me dialogar com voce.
Espero que entenda que sou sincero e honesto no que escrevi.
Muitas pessoas confundem a realidade e a verdade como uma agressao.
Voce comparar ir a uma Arena com um Estadio de futebol , e inaceitavel,inadmissivel e incrivel.
Arena voce vai assistir um assassinato de um touro e no futebol ,belas jogadas .
Voce escreveu que naoencontrou o bloquinho onde anotou os detalhes da tourada .
Voce tem uma boa memoria ,portanto, o bloquinho poderia ajuda-la , mas nao era importante .
Cronica e ou artigo, e a mesma coisa, segundo o Dicionario do Aurelio.
E continuou escrevendo, ” Da tourada retirei a beleza e minha emocao “.
Beleza ? Ve um touro ser morto cruelmente e covardemente ?
E se fosse o toureiro fosse o morto ?
Morte nao e beleza e tristeza , para as pessoas que tem sentimentos.
Emocao ? So se for de tristeza.
EU tenho razao de estar entusiasmado por residir com meus familiars ( esposa e tres filhos ) nos Estados Unidos. e sermos cidadaos norte-americano , por Lei.
Temos uma confortavel e tranquila vida .
E no BRASIL ?
Muita violencia, muita probreza e ou miseria , muitas pessoas mal-educadas , com pouco QI , invejosas , despeitadas ,arrogantes, chatas.
EU conheco muito bem sei o povo brasileiro, especialmente os recifenses.
Paguei muito caro por ser sincero, verdadeiro, culto , educado, de boa moral e bem sucedido financeiramente.
Nasci , me criei e residi no Espinheiro por muitos anos.
Estudei no Colegio Nobrega e na UNICAP.
Voce sabe que , aqui a cultura , a educacao , a moral ,o respeito as pessoas , a policia e ao judiciario, EXISTE .
E no BRASIL ?
Bagunca total.
Muitas pessoas nao respeitam as leis, nem as policias e nem ao judiciario.
Alem da corrupcao , da coninvencia e corporativismo.
E muitos ” eleitores ” votando e perpetuando os politicos ladroes das verbas publicas, os mentirosos , os egoistas e os inuteis.
E o motivo voce sabe, desinformacao em politica e politicos, analfabeetismo politico, masoquismo , covardia , dememncia.
Voce sabe que, a saude , a seguranca e a educacao publica e de pessima qualidade.
MAZELAS ? TODOS os p[aises do mundo existe.
Assassinato de inocentes ? No BRASIL tem muiiiiiito mais .
E voce sabe que o problema do povo norte-americano sao as : DROGAS .
E no BRASIL , alem das drogas, existem um grande numero de pessoas miseraveis e ou pobres financeiros.
Voce nao sabe distiguir portar arma e ou permitir ter uma arma.
AQUI se voce for pego na rua com um revolver e outro tipo de arma de fogo, sera preso.
Armas so sao permitidas dentro da casa do portador e se ele tiver a permissao.
CORRUPCAO ? Existe em todos os paises do mundo.
O TIO do presidente OBAMA foi detido, algemado, levado em uma viatura policial para a Delegacia de Policia ,porque estava fdirringindo seu carro com sinais de embriagues , como nao acidentou e ou nao matou ninguem, pagou fianca e foi solto.
MAS se ele tivesse ferido e ou morto uma pessoa , ficaria preso por um bom tempo.
E no BRASIL ?
Basta a pessoa ser filho e ou parente de um soldado da policia militar e ou civel, ficaria solto, rindo da cara das pessoas.
E o famoso e que funciona ” Voce sabe com quem esta falando ?” .
Uma crianca de 10 anos assassinou uma senhora, sua setenca ? Prisao perpetua.
Outra crianca de 11 anos, assassinou sua avo, prisao perpetua.
Uma crinaca de 5 anos, agrediu fisicamente uma professora, a policia a algemou,a colocou em uma viatura policial, ficou presa dentro de uma cela, aguardando os pais. Os pais sofreram um processo e a crianca foi expulsa da escola.
Outra crianca de 6 anos, quebrou uma cadeira, mesmo procedimento, e os pais pagaram uma cadeira NOVA e ela foi expulsa da escola.
E no BRASIL ?
As criancas e os adolescente agridem fisicamente, moralmente , assassinam e nao tem nenhuma punicao, gracas ao Estatuto da Crianca e do Adollescente , o ECA.
ECA , a sigla esta certa : ECA significa NOJO.
TEM que ter uma Lei de Controle da Natalidade.
As ” fabricas ” de bandidos e prostitutas mirins , tem que ser ” fechadas” ,para que os brasileiros possam andar com tranquilidade nas ruas.
As pessoas do bem , as cultas , educadas e de boa moral e que devem ficar em CIMA da TERRA.
E os bandidos , DEBAIXO da TERRA.
CRISE MUNDIAL , todos paises passaram e ainda passam.
E o governo dos Estados Unidos nao e o responsavel.
Os governos dos outros paises e que sao irresponsaveis.
VOCE acredita que os nossos bisnetos terao um pais com uma boa qualidade de vida ?
Voce e muito ingenua ou quer fazer dos outros , uns idiotas ?
Voce sabe que a America foi descorberta em 1492 e o BRASIL em 1500.
A diferenca de OITO anos , na epoca, era muito pouca.
E HOJE ?
Voce sabe da historia do BRASIL desde seu descobrimento , fomos enganados ate na autoria do descobridor.
Sabemos que foi o espanhol Vicente Pizzon e foi em PERNAMBUCO .
E que fomos colonizados pelos INGLESES .
E que os ricos Portuguese e os padres jesuitas , roubaram as terras dos indios.
E os padres jesuitas catquizaram os indios .
Catequizar e explorar, e enganar , e mentir.
Fiquei surpreso , voce escreveu que ” Fui por duas vezes Visiting Scholar do MIT e uma vez na Harvard “.
Devia conhecer melhor a historia do povo norte-americano.
Existe uma grande diferenca em escrever poemas e a realidade e a verdade da vida das pessoas.
O Joao Cabral de Melo e foi um bom e respeitado poeta, mas escrever e muito facil, dificil e viver com baixos salaries ,e com grandes sacrificios para sobreviver ( viver ???) , ainda mais no BRASIL.
Tersa Sales , espero que tenha entendido e que continuemos o nosso gostoso dialogo.
Gostei de voce.
DEUS nos proteja, nos ilumine e nos de saude e sucessos,sempre, amem.
Abraco sincero.
ITO CAVALCANTI
Rancho California, U.S.A. .
A Revista Será? (editores, colaboradores, leitores) parece, algumas vezes, como um grupo de pessoas que estão próximas dos 70 anos, amigos de velhos carnavais, ou pelo menos conhecidos ou conhecidos dos conhecidos, que vivenciaram uma mesma época (alguns 64, todos, 68).
Nada de errado, não faço parte do grupo e só conheço alguns, mas tenho afinidades, sou da geração 68, etc.
Tudo isso que estou falando é para entender como este senhor acima (o ITO CAVALCANTI) entra nesta festa e sem pedir licença faz o maior auê, e deixa quase todo mundo calado. Que ele esteja orgulhosíssimo de sua cidadania americana, tudo bem, é seu direito – mas fique com ele lá no seu Rancho California treinando pontaria no deserto. Se o ITO (sempre maiúsculo, vale salientar) tem acesso e interesse em escrever neste espaço, é porque foi convidado, por alguém que se enquadra no que relacionei acima. Mas me parece que esta não é a sua praia – ou será?? Discutirmos sobre as vantagens de ser americano diante das de ser brasileiro? Ou sobre a vilolencia de lá e a de cá? Falar em corrupção? Como discutir guerras imperialistas? Como comentar sobre a arrogância absoluta? E sobre o fundamentalismo evangélico? Discutir estes assuntos no nível acima, só quando eu tinha 20 anos. Hoje não dá mais. E a Revista Será?, o que acha??
AFRANIO TAVARES DA SILVA , seu inutil ” comentario” foi ridiculo.
Demonstriu que tem um baixo QI.
Respondrei porque tenho uma boa educacao .
Nao importa a idade da pessoa para dialogar e ou debater qualquer assunto.
O que importa e o conhecimento da pessoa em relacao ao assunto.
E e o que voce nao tem.
Voce escreveu que e da geracao de 68 , nao entendi o por que citou .
O que tem a geracao de 68 ? Explique.
E continuou escrevendo bobagens.
” Entra nesta festa e sem pedir licenca e faz o maior AUE e dei=xa todo mundo calado ” .
Que festa e essa ? SE foi esta cronica , tenho todo direito de comenta-la , de debate-la e ou dialogar .
Este importante e util espaco e para pessoas cultas e educadas , debaterm e ou dialogarem.
Como voce e enxerido, escreveu este ” comentario ” inutil .
EU nao criei nenhum AUE e se as pessoas ficaramcladas , e porque entenderam meu comentario.
Como voce tem um baixo QI , nao entendeu.
Nao entendi o que escreveu,” pontaria no deserto” . Explique.
EU nao resido em nenhum deserto.
Realamente as pessoas devem escrever o nome ITO com letras maisculas , porque este nome e respeitado ,pela sua boa cultura , educacao e moral.
E o o que falta no Afranio Tavares da Silva.
E continuous escrevendo bobagens , ” ” Tem acesso e interesse em escrever neste espacoe porque foi convidado “.
Realmente , fui convidado, porque recebo atraves do meu e-mail , as cronicas que a Revista SERA ? publica.
EU nao conhecia esta Revista SERA ? MAS gostei muito .
E e este o motivo que sempre escrevo , comentando , dialogando, debatendo , que e uma das finalidades da Revistra SERA ?
E continuou escrevendo bobagens, ” Me parece que nao e sua praia “.
Esta sua maneira de se expressar e de quem tem um baixo QI .
Responderei como voce escreveu.
Esta e que nao e sua praia, mas como voce e enxerido e quer aparecer na Revista SERA ? Eu entendo.
E continuous, ” Discutimos sobre as vantagens de ser Americano ( aprenda que o correto e , norte-americano ) ,e de ser brasileiro ?
EU nao discuto algo inutil , porque prefiro ser norte-americano,por Lei, do que ser brasileiro.
E continuou , ” Ou sobre a violencia de la e de ca ?” .
Como voce e desinformado, a violencia aqui e bem menos do que a do Brasil.
E continuou ” Falar em corrupcao ?”
Corrupcao no Brasil e bem maor em quantidade do que aqui .
Tem algo mais repugnante do que um deputado federal, o Paulo Maluf, ser um fugitivo da INTERPOL ?
Voce e um eleitor e admirador deste ” honrado” politico.
E continuou , ” Como discutir guerras imperialistas ? ”
EU sou radiacalmente contra qualquer tipo de violencia, e a Guerra e a mais violenta , e uma idiotice dos governantes.
E so existe imperialism, porque um pias aceita , como foi o caso do BRASIL , onde o governo dos Estados Unidos, fezz dos brasileiros ,uns idiotas e dos generais uns servicais.
Continuou , ” Como comentar sobre a arrogancia absoluta ?” .
Tem muitas pessoas que classificam as pessoa inteligentes e educadas de arrogantes.
EU compreendo, e o choque cultural.
Continuou , ” Sobre o fundamentalismo evangelico ? ”
EU critico as religioes porque usam as sabias palavras de DEUS e do JESUS , para ficarem milionarios.
E extorsao, e oo vigarismo da Fe.
JESUS nunca falou e ou pediu dinheiro a ninguem.
Continuou ” Discutir estes assuntos no nivel acima so quando eu tinha 20 anos, hoje nao da mais ” .
Voce e um ” sabio ” .
Os assuntos nao mudaram com o passar dos anos , a historia da humanidade e repetitiva.
Voce demonstrou que e um ” sabio ” .
A Revista SERA ? Realmente e muito boazinha, publicou seu inutil ” comentario”.
Repito, este espaco e para pessoas culta e educadas ,comentarem, debaterem e ou dialogarem .
Espero que nao escreva mais.
BASTA.
NAO sou agressivo, mas se me agredirem ,fico agressivo .
EU nao sou masoquista e nem covarde .
EU exijo respeito, nao peco.
Deus nos proteja e nos de saude , sucessos e sorte, amem.
Abraco sincero .
Jesus nos ama , irmaos da Revista SERA ? Aleluia.
ITO CAVALCANTI
Rancho Cordova , California, U.S.A..
Que tristeza de crónica… Diz que é lindo o espectáculo de cores dos fatos dos toureiros e a cor do sangue dos touros que jorra sem parar até ao golpe fatal, qual é? Não reparou em dada altura que eles, os touros, não queriam estar ali cercados e humilhados?… Nem uma única referência à crueldade que se vive nas touradas. Quanta insensibilidade!