Vai chover em Março? Haverá “inverno” em 2014?
Sete anos de pastor Jacó serviu a Labão, serrana bela, mas não servia a ele, servia a ela que por prêmio pretendia. Mas engurupiram o pretendente e entregaram-lhe Lia, a irmã mais velha que poderia ficar para titia, ao invés de Raquel. E tome mais sete anos de pastoreio para o Jacó.
José profetizou para o Faraó sete anos de vacas magras e outros tantos de vacas gordas.
Persiste a crença dos sete anos de seca e sete de terra molhada neste Nordeste velho de guerra. Já li muito sobre seca, até estudei o fenômeno e boas estatísticas detonam aquela lenda. Cinco em cinco, sete em sete, dez em dez pouco importa. Seca sempre vem e virá.
Depois da descoberta das crianças El Niño e La Niña, melhoraram as previsões, mas agora tem o tal aquecimento global que veio para confundir.
De qualquer forma há boa ciência de climatologia e meteorologia no país e em particularmente em Pernambuco. O IPA- Instituto Agronômico de Pernambuco desenvolve excelente trabalho nessas áreas, em rede com observadores de todo o mundo.
Assisti, em 2011, palestra esclarecedora e preocupante de uma das suas pesquisadoras, Doutora Francinete Francis Lacerda. Desde 2010 havia apresentado consistente estudo demonstrando que a atuas seca seria rigorosa e iria durar muito. Não fazia previsões de longuíssimo prazo e, cientista, evitava a cabala dos sete anos. Mas, como disse então, iria durar, como de fato dura até hoje.
Recentemente outra doutora, da Rural, Professora Werônica Meira, apresentou pesquisa que demonstra que a temperatura em Pernambuco nos últimos cinquenta anos aumentou 1,02 graus graças ao desmatamento e a urbanização, caótica no meu entender.
Mandacaru não fulorou e nem Asa Branca voltou, dizem meus amigos do entorno de Tacaratu. Fulorarão e voltarão dia desses, se D`eus quiser.
Mas o que está sendo pensado, no entanto, para os próximos anos de chuva que certamente virão?
Como recuperar o que foi destruído agora? O que fazer além de perfumarias?
Já há toda uma logística para cisternas, caminhões tanque e as mais diversas bolsas, estas que atualmente evitaram levas de migrantes. Poderá ser mobilizada na próxima estiagem, de novo, ad aternum.
Mas qual a política para aproveitar a caatinga e o sertão como geradores de atividades econômicas diversificadas?
Esses biomas apresentam oportunidades que, por sua própria natureza, sem tentar transformá-las em Zonas da Mata ou em províncias de áreas temperadas, podem ter mercado.
É tarefa Identificá-las, estabelecer e adequar tecnologias e infraestrutura de produção inovadora e logística que permitam acesso a mercados promissores.
Irrigação, canais, ferrovias patinam por conta da incapacidade de fazer e pela tal falta de “vontade política”. Seria trocar um Trem Bala por uma Transnordestina?
Mineração, inclusive de pedras semipreciosas – hoje contrabandeadas à farta -transformáveis em joias e bijuterias; turismo eco e histórico; fármacos; economia criativa transformada em produto e serviço através do audiovisual além de outras oportunidades a identificar ( sem ser através de crônica na “Será?”) serão viáveis?
Há uma agricultura “semiárida” possível, mesmo sem irrigação? Feijão e milho é que parece que não.
É possível “reflorestar” a caatinga por manejo racional sem tentar empurrar vegetação exótica e isso possibilitaria continuar a queimar lenha que tem adequado poder calorífico para várias atividades de pequeno porte?
‘… esse fenômeno extraordinário de adaptação da flora ao clima , a caatinga representa toda uma riqueza…Ainda não se pensou em criar uma economia da caatinga…ela encerra ainda muitas possibilidades”, disse Celso Furtado em 1959 em palestra sobre a Operação Nordeste e tentando “vender” a SUDENE.
Se tudo isso faz sentido, a SUDENE teria hoje um papel nobre para articular os estudos e investimentos necessários para a diversificação econômica do semiárido
Sei lá, não sei não.
Só sei que, com reeleição, o projeto de cada partido é de pelo menos oito anos no poder. Há ainda os que querem um governo de mil anos. Mas ficando apenas nos oito, sete está incluso.
Tem tempo.
DAVI HULAK , voce devia saber que a seca no nordeste existe desde o Descobrimento do Brasil.
Por que voce nao criticou os politicos brasileiros ?
Por que nao criticou o Fernanbo B. Coelho ?
Ele e nordestino e e do sertao pernambucano e foi Ministro da Integracao Nacional ,portanto , e um catedratico conhecedor da seca.
CULPADOS ?
Sao os ” eleitores ” que votam e perpetuam os politicos ladroes das verbas publicas, os mentirosos e os inuteis.Sao masoquistas, portanto, merecem sofrer.
Quem nao combate o mal , colabora com ele.
E o ” simpatico ” e ” honesto ” deputado Inocente . ou seja, Inocencio Oliveira ?
Usou as perfuradoras de pocos do DNOCS , em seu Hospital, em sua Clinica Psiquiatrica e nas suas faendas e tem agua abundante e de boa qualidade.
Com o DINHEIRO dos CONTRIBUINTES , e os sertanejos tambem sao CONTRIBUINTES.
O Inocencio oliveira ha mais de 40 anos e um prestigiado e querido politico pernambucano e os sertanejos o adorame o pertuam na politica , no Poder , e o Santo Inocencio.
Portanto, os sertanejos pagam caro pelos seus constantess erros
na politica .
E que o Inocencio Oliveira seja o proximo Governador de Pernambuco e o seu VICE, seja o Fernando B. Coelho.
E as verbas da SECA ?
Eram para desviar as aguas do rio Sao Francisco , mas foram desviadas para as contas bancarias de varios politicos brasileiros.
Merecemm sofrer muito, quem e burro ,morre pastando.
E quem e sertanejo, morre de sede e ou de fome.
MUDAR ? NUNCA.
Esta no sangue, e tradicao de pai pra filhos , de governantes para governantes, de politicos para politicos , de ” eleitores ” para ” eleitores ” .
ISTO E BRASIL , um ” pais” de tolos.
BRASIL , ame-o ou deixe-o .
Preferi deixa-lo.
Tenho ” orgulho ” de ser brasileiro .
Tenho ” saudade ” dos brasileiros.
BRASIL ? NUNCA MAIS.
Salvo se DEUS determinar.
Bye, bye , brasileiros .
Hug.
ITO CAVALCANTI
Rancho Cordova , California ,U.S.A..
Tenho que concordar com o Sr.Ito, pois faltou uma crítica à política e aos nossos políticos que, com raríssimas exceções, são corruptos , desonestos ,desviam verbas de saúde e educação para as suas contas bancárias e continuam se perpetuando no poder com a nossa total “permissão”….Inocêncio Oliveira tem processo por crime de escravidão , é um explorador. E Fernando Bezerra Coelho? É preciso fazer um mea culpa e expulsar esses delinquentes travestidos de parlamentar que estão aniquilando o país, destruindo gerações com a falta de educação e implantando a política de tirar proveito em todas as situações, dando um péssimo exemplo para os jovens. A política virou um negócio tão bom que em breve a concorrência vai ser mais acirrada que o vestibular. Cadeia para todos os políticos que sangram a nação.
Fico contente quando “Sera?” publica minhas mal digitadas linhas, pois teria milhares de potenciais leitores. Meia dúzia de três ou quatro deles talvez me leriam.
Fico contente mesmo, assim como um beagle resgatado, com o rabinho balançando, quando alguém comenta. Assim como fizeram o nosso californiano e brasileiro Ito Cavalcanti e também Sofia Lopes.
Fico até com vontade de comentar os comentaristas, esclarecer.
Creio que tentei ser sutil de mais e os políticos ficaram ocultos. Mas cri que eles estariam sacáveis.
Por outro lado preferi não fulanizar. Se o fizesse teria que ir até o mais duradouro dos governantes, ou “gestores”, como ficou moda chamá-los. Refiro-me ao nosso Dom Pedro II que empenharia as joias da coroa para combater a seca.
Sou movido, no entanto, pelo futuro e não pelo passado. Hoje já é consenso que não adianta combater a seca e sim conviver com ela. Grande avanço, mas creio que deve haver outro: mais do que conviver com a seca importante será diversificar o uso econômico e sustentável da Caatinga para além da agricultura tradicional e da irrigada (não tem água para usá-la bioma a fora) e da pecuária.
Vai chover daqui a pouco e durante alguns anos, como sempre. Quando isso acontece ocorre uma obnubilação dos anos de vacas magras. No máximo ocorrem propostas de convivência com a seca
É com isso que eu fico arretado.
Sra. SOFIA DE PAULA LOPES , fico feliz e agradeco por ter concordado com meu comentario.
EU nao devia me intrometer com o serios problemas dos brasileiros e nem com a imoral conduta dos politicos brasileiros.
VOCE sabe que os brasileiros sofrem muito, com a pessima saude , seguranca e educaco publica.
E os sertanejos , alem deste cit6ados sofrimentos, ainda tem a dolorosa seca.
Sabemos que os culpados sos os ” eleitores ” e nao os governantes e ou politicos.
Eles so estao na politica , por causa dos ” eleitores ” desinformados em politica e politicos , os analfabetos politicos, os masoquistas.
TODOS os eleitores tem que escclher o melhor , se e que existe ,
e cobra-los durante todo seu mandato.
Aqueles politcos que nao beneficiaram o povo , serao eliminados da politica, assim como seus familiares.
MAS , o que vemos no Brasil ?
Quanto pior , melhor.
Votar e erpetuar os poiticos ladroes das verbas publicas, os mentirosos , os egoistas, os inuteis, e inaceitavel , e absurdo, e masoquismo.
MUDAR ? NUNCA.
E$#sta no sangue, e tradicao de pai pra filhos, de governantes para governantes, de politicos para politicos, de ” eleitores ” para ” eleitores ” .
Quem vota nos politicos safados , tem que pagar um preco elevado.
Infilizmente , muitos brasileiros pagam inocentes.
Analise , SOFIA e outros leitores, o deputado Inocencio Oliveira , mais de 40 anos que e um politico prestigiado e amado por milhoes de ” eleitores ”
Sabemos que e um politico ladrao ( nao aceito o nome corrupto ) ,mentiroso, falso, cinico , arrogante , brabo ,chato.
E o Fernando Bezerra Coelho ?
Nordestino, sertanejo, foi Ministro da Integracao Nacional e o que ele fez ?
Ao inves de realizar a transposicao das aguas do rio Sao Francisco,ele fez a transposicao das verbas publicas para as contas bancarias dele e da corja de ladroes politicos.
E continua amado por milhoes de ” eleitores” , muito deles , sertanejos .
ESCRAVIDAO exploracao no Brasil, existem em todos os tipos de empregos, analise o dia a dia dos comerciarios (as) , dos bancarios (as ) , dos professores (as) , dos operarios (as) ,dos medicos dos Planos de Saude, etc. .
Se gritar na Camara e ou no Senado , pega o ladrao , nao fica um meu irmao.
CULPADOS ?
Os milhoes de ” eleitores ” que votam e perpetuam os ladroes das verbas publicas, os mentirosos, os egoistas, os inuteis.
EU , minha espos e os tres filhos , residimos nos Estados Unidos e temos uma confortavel e tranquila vida, somos cidadaos norte-americanos, por Lei.
NAO devia me intrometer , MAS sou brasileiro e nao sou egoista.
Gostaria que TODOS os braileiros tivessem uma boa qualidade de vida, uma vida digna.
MAS os masoaquistas, os desinformados em politica e politica ,os analfabetos politicos NAO querem.
Voce sabe o que significa o nome Brasil ?
Bravos
Rapazes
Americanos
Silenciosamente
Investiram
Levaram
Lembre-se do Golpe Militar de 1964 e voce sabe quem foi o idealizador .
O homem que muitas mulheres brasileiras o achavam BONITAO, Mr. Kennedy
E milhoes de brasileiros idiotas aplaudiram e ainda aplaudem , os covardes militares.
ISTO E BRASIL.
Tenho ” orgulho ” de ser brasileiro.
Tenho ” saudade ” dos brasileiros .
BRASIL ? NUNCA MAIS.
Salvo se DEUS determinar.
Good luck .
Bye, bye, brasileiros .
Hug .
Deus nos de saude , paz, sucessos e sorte, sempre , amem.
Abraco sincero
REVISTA SERA ? PARABENS , suas materias sao NOTA 10 .
DAVID HULAK , permita-me debater com voce .
Voce escreveu que prefere nao fulanizar, mas o correto e ” dar nome aos bois ‘ , pessoas corruptas, falsas , cinicas , sem carater tem que citar seus nomes.
Sabemos que o D. Pedro II era o Paulo Maluf daquela epoca.
Enganou demais os brasileiros ,os que sao idiotas.
Acreditar que ele ” empenharia as joias da coroa para combater a seca ” , demonstrou que e mais mentiroso do que o ” honrado ” Paulo Maluf.
Voce escreveu que ,” sou movido,no entando , pelo future e nao pelo passedo ”
Sera que voce nao sabe que, o futuro depende do passado ?
Conseguimos experiencias no passado ,para aplicarmos no futuro.
E continuous , ” Hoje e consenso que nao adianta combater a seca e sim conviver com ela “.
Inaceitavel o que voce escreveu.
Temos que COMBATER a SECA , ” brigar” e exigir dos governantes que respeitem as pesoas que sofrem muito e ha muitos anos.
Conviver com a seca , e uma demonstracao de fraqueza , de covardia, de omissao, e masoquismo .
Quem, nao combate o mal , colabora com ele.
E a seca e um terrivel mal.
Nao existe nada mais importante do que a AGUA.
Agua e vida , agua e prosperidade , agua e a salvacao da humanidade.
Precisamos muito da agricultura e da pecuaria .
MAS temos que ter agua em abundancia e de boa qualidade.
O que o ex-ministro Fernando Bezerra Coelho fez, foi uma agressao imperdoavel aos sertanejos, aos nordestinos.
As verbas publicas que eram para a transposicao das aguas do rio Sao Francisco, foi feita a transprosicao , para as contas bancarias do Fernando B. Coelho e seus comparsas.
DAVID HULAK, eu nao devia me intrometer nos serios problemas dos brasileiros .
MAS noa sou egoista , sou brasileiro .
Eu sai do Brasil , mas o Brasil nao sai de mim.
Tenho uma confortavel e tranquila vida , com meus familiares , na California. U.S.A. , mas gostaria muito que TODOS os brasileiros tivessem uma boa qualidade de vida, uma vida digna.
Infelizmente, existem milhoes de “eleitores ” que votam e perpetuam os politicops ladroes ( nao gosto da palavra corrupto) , os mentirosos , os egoistas, os inuteis.
Mudar ? NUNCA.
Estar no sangue, e tradicao de pai pra filhos, de governantes para governantes , de politicos para politicos, de ” eleitores ” para ” eleitores ” .
E uma vergonha, e um nojo, mas e a realidade e a vewrdade.
E a realidade e a verdade tem que ser dita, escrita, conhecida e divulgada.
Desinformacao em politica e nos politicos , os analfabetos politicos , os masoquistas , os ” eleitores ” que se vendem barato, prejudica muito o desenvolvimento do Brasil.
E os inocentes pagam pelos culpados.
E a lei da vida dos brasileiros.
BRASIL ? NUNCA MAIS.
Salvo se DEUS determiner.
Bye , bye, brasileiros.
Goog luck.
Hug .
DAVID HULAK, espero que tenha entendido o que escrevi.
Deus nos proteja e nos de saude , sucessos e sorte , sempre , amem.
Abraco sincero.
Grato, Revista SERA ?
ITO CAVALCANTI
Rancho Cordova , California , U.S.A..
Eilzo Matos / junho 28, 2017
Your comment is awaiting moderation.
Davi Hulak – meu contemporâneo na Faculdade de Direito do Recife – ficou na minha lembrança num grupo de colegas de boa convivência entre alguns paraibanos e judeus sem os preconceitos conhecidos. Ele recorda com certeza Jader Pimentel, Carlos Cordeiro, Hermano Mayer, Manguito, entre outros. Jamais o imaginei de beca na tribuna da Justiça, mas nas páginas de um blog como este, contestatório no estilo da “Casa de Tobias” esquerdista intelectualizado de verdade, pré-64. Um abraço. Moro no sertão semiárido da Paraiba e terei prazer em recebe-lo para lhe mostrar a seca que já atravessa seis anos.