REVISTA SERÁ?

Treze anos acompanhando o fluxo da história — e olhando adiante

Recife, 15 de outubro de 2025.

Na próxima quarta-feira, 15 de outubro de 2025, a Revista Será? celebra um marco emblemático: treze anos de existência, sem interrupções, publicando semanalmente um espaço de reflexão, crítica e debate. Desde sua fundação, em 2012, perseguimos um ideal: fomentar ideias, cultivar dúvidas e promover a troca de visões sobre o mundo contemporâneo.

Durante esse tempo, atravessamos fases de intensas transformações — políticas, culturais, tecnológicas. Testemunhamos o fortalecimento de vozes emergentes, a crise ambiental, a crise migratória, a  ameaçadora onda antidemocrática da extrema-direita  e a urgência de repertórios críticos diante da crise global.

Sempre que pudemos, fomos território de autores pluralíssimos, pluralidade intelectual e sobreposição de horizonte. Hoje, apesar de conflitos como a invasão da Ucrânia pela Rússia e do genocídio do governo de Benjamin Netanyahu em Gaza, reafirmamos nossa esperança na humanidade – pois sem ela, a história cessa.

O que esses treze anos representaram:

  • A perseverança de um projeto editorial que não abre mão da regularidade — manter um ritmo semanal é também um compromisso com leitores, colaboradores e com o próprio papel social da revista;
  • A consolidação de um espaço plural de opinião, onde convergem reflexões sobre economia, política, cultura, literatura, filosofia, psicanálise e temas contemporâneos com profundidade.
  • A marca registrada da dúvida como método: questionar o senso comum, evitar certezas absolutas e favorecer a postura investigativa como condição ética e intelectual.
  • Um diálogo crescente com a comunidade intelectual e pública: leitores, autores, parceiros que compartilham a inquietude do pensamento crítico.

À comunidade que nos acompanha:

Somos gratos a cada colaborador, autor, apoiador e leitor que, ao longo desses anos, confia, comenta, critica, compartilha. Esta trajetória não é de uma equipe; é de um coletivo que acredita que o debate profundo, mesmo quando incômodo, é fundamental para a construção de trilhas civilizatórias em meio a tanta desinformação.

Para os próximos anos, renovamos nosso compromisso:

  • Continuar a produzir semanalmente textos com rigor e pluralidade;
  • Ampliar o alcance, dialogar com novos públicos, fomentar parcerias;
  • Permanecer vigilantes às contradições do presente, mas sempre com o olhar projetado para alternativas e resistência intelectual.

Convidamos você a celebrar conosco essa passagem divulgando a Revista Será? em sua área de influência.

Revista Será?

Por um diálogo crítico, independente e transformador.

Os Editores

Clemente Rosas
Elson Rezende de Melo
Ivanildo Sampaio
João Rego – fundador
Sérgio C. Buarque – fundador

Ex. Editores e fundadores

Cláudio Marinho – Fundador
Luciano Oliveira – fundador
Teresa Sales – fundadora

In Memoriam

Fernando da Mota Lima

***