“Quer ir para Minas,

Minas não há mais.

José, e agora ?”.

Carlos Drummond de Andrade.

 

Quem sugeriu a emenda parlamentarista que colocou Jango na presidência da República, em 1961, evitando a crise militar? Minas Gerais. Com Tancredo Neves. Quem personificou a solução política que redemocratizou o país em 1985? Minas Gerais. Com Tancredo Neves.

Minas formou uma escola política. Principalmente com o antigo Partido Social Democrático – PSD. Com Tancredo Neves, Amaral Peixoto, Ulysses Guimarães, Juscelino Kubitschek, Agamenon Magalhães, Valter Jobim, Negrão de Lima, Nelson Carneiro.

A declaração do governador de Minas, Romeu Zema, é minúscula e preconceituosa. Pobre de história. E de política. Porque fica mais difícil se eleger contra o Nordeste. Mas vamos aos argumentos.

Primeiro: os recursos cambiais que viabilizaram a industrialização paulista vieram da exportação do açúcar do Nordeste. Foi a cana de açúcar da Mata nordestina que gerou os saldos de recursos que ajudaram a importar as máquinas da indústria que tornou São Paulo o estado mais desenvolvido do país.

Segundo: quando o então presidente mineiro, Juscelino Kubitschek, precisou de recursos orçamentários para concluir Brasília, telefonou para o então governador pernambucano, Cid Sampaio, e propôs um entendimento. Pernambuco apoiava JK e o governo federal criava uma autarquia para desenvolver a Região. Era a SUDENE. E por que JK pediu a Cid? Porque Cid era da UDN. E, na ocasião, cinco governadores nordestinos eram da UDN. JK só fixou uma condição: que o chefe da SUDENE fosse Celso Furtado. Os governadores nordestinos toparam. Concluiu-se Brasília. E criou-se a SUDENE. Com apoio do Nordeste.

Terceiro: em 1984, o regime militar tinha um candidato a presidente: Paulo Maluf. A eleição era indireta. O candidato da oposição era o mineiro Tancredo Neves. Só havia um jeito de derrotar Maluf no colégio eleitoral. Por meio da formação de uma frente de governadores do Nordeste. Sob inspiração de Roberto Magalhães, no palácio do Campo das Princesas, reuniram-se José Agripino Maia (RN), João Alves (SE), Luiz Gonzaga Mota (CE), Hugo Napoleão (PI). E decidiram apoiar Tancredo Neves. Tancredo elegeu-se com a contribuição decisiva do Nordeste.

Quarto: é essencial olhar a história. A integridade territorial do Brasil foi uma obra de construção política. De unidade. E não de desunião. Como advoga Zema. A unidade política foi costurada no Império por um grande brasileiro de São Paulo: José Bonifácio. Que ajudou a enfrentar, na primeira metade do século 19, as revoltas regionais na Bahia, em Pernambuco e no Maranhão. A política de conciliação do Marquês do Paraná, na segunda metade do século 19, só foi possível por causa da paz (e da unidade nacional) conseguida por Bonifácio.

O governador mineiro está na contramão de seu estado, Minas. Cujos líderes mais admirados ajudaram a articular a Federação. Na contramão do país, que é, hoje, o resultado de obra política de integração nacional. E na contramão da Constituição federal que estabelece o mandamento de se atuar em favor da unidade federativa, pressuposto da soberania da nação.

O ex-presidente da República, Tancredo Neves, mineiro, com a argúcia do bom político, disse: “Ninguém vai ao Rubicão para pescar”.

***